quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eu fui: Cirque du Soleil: Varekai







Na última sexta-feira, 13 (ui!) fui com a minha família assistir ao tão esperado (!!!) Varekai. A produção canadense não decepciona. Pelo contrário, encanta!



*Aviso: a maioria das páginas linkadas tem ao menos uma versão em inglês e outra em francês*

 A ideia inicial deste post era falar sobre toda a beleza e encantamento do espetáculo Varekai (link) do Cirque du Soleil. Mas mesmo que eu fosse um Mario Benedetti da vida não ia conseguir descrevê-lo à altura. É uma coisa que só dá para ter ideia depois de ter conhecido. Por isso que eu acho que você, se tiver condições, deveria juntar seu rico dinheirinho (assim como eu e minha mãe fizemos, juntamos durante meses!) e ir quando o circo chegar à sua cidade. Agora eles já estão em uma turnê no Brasil e ficam aqui no Recife até 22 de abril. Depois vão ainda para Salvador, Curitiba e Porto Alegre. Acredito que eles voltarão porque aqui tem público, então você pode fazer como eu e mergulhar na paixonite por eles e ir uma próxima vez! :D
Fonte: Blog Luz.

O Cirque du Soleil é uma mistura de circo (jura!?), teatro e balé. Lindo, lindo. ^.^ Quem tiver a intenção de se maravilhar nas próximas vezes que o circo vier deve cadastrar-se no Cirque Club, aqui (link), para receber informações no e-mail sobre descontos e pré-vendas!
Fonte: Time Out.


CARACTERÍSTICAS DO CIRCO
Segundo o próprio site do Cirque du Soleil, as 8 caracerísticas que melhor os definem são:
(Clique nos títulos dos tópicos para ver um vídeo correspondente a cada uma das características no site deles!)
  • PERFORMANCE ACROBÁTICA. Acho que esta é definitivamente a principal característica de Varekai e os melhores atos do espetáculo são realmente os acrobáticos. Todos estes atos parecem super-perigosos, tanto os aéreos quanto os de solo. Nos aéreos têm momentos em que os artistas quase se soltam por completo de qualquer proteção e nos de solo a velocidade é máxima. Em um raro momento em que um dos acrobatas fez um simples movimento chamado popularmente (?) de "vela", eu até comentei com o meu namorado que aquilo eu também sabia fazer!! hahaha Mas sério: temos que comentar este tipo de coisa ('consigo fazer isso, minha mãe faz aquilo') para nos lembrarmos que aqueles caras são seres humanos como nós, porque a impressão que dá é que eles são ninjas! :D
Fonte.

  • ATUAÇÃO. Em cenas absolutamente poéticas, eles dão provas de como são supercapazes também na área da atuação, quase sempre SEM FALAR. Revelam as intenções através de gestos e mímicas. ATENÇÃO! Destaque (para quem for ver o Varekai) para uma das cenas iniciais do "Vigia" com uma geringonça que ele criou (ele é uma espécie de cientista maluco, entre otras cositas). Esta é uma das minhas cenas preferidas do espetáculo.
O casal se conhecendo.





  • MUNDO IMAGINÁRIO. Pelas próprias fotos, já fica fácil de ver. A fantasia é presente em cada ceninha deles e os criadores de Varekai estão de parabéns! Varekai significa "Em qualquer lugar" em uma língua cigana (suponho que seja mais de uma...) e a história se passa em uma floresta dentro de um vulcão! Mas com todas as fantasias usadas por eles e os maravilhosos efeitos sonoros, fica muuuuito fácil de conseguir chegar até Varekai! :)

Seres do mundo Varekai.

  • DANÇA. Como eu já comentei, o circo é um verdadeiro balé, com coreografias ddeslumbrantes, cenas extremamente líricas, como quando o casal principal se conhece. E outras superenérgicas, como o ato da Dança Georgiana. Abaixo, uma foto de uma das lindas danças no ar (!).

Fonte: Cirque du Soleil.
 
  • OUSADIA. Absolutamente incríveis são aqueles saltos, voos e lançamentos! Esperem um incrível grand finale, mas não espere menos do resto do show. :)
Para quem não entendeu a foto: são dois caras e o de cima está girando!

  • DESTREZA. Eu acho que esta característica se refere mais especificamente aos malabaristas. O que é aquilo?? Quando chega a vez dos malabaristas você pode pensar: "ah, o senhor vai ter que se esforçar muito para me impressionar tanto quando o pessoal que "quase voa"... E eles também conseguem te impressionar! :o



  • GRAÇA. O espetáculo é todo lindo, até cenas que parecem tristes são carregadas de uma tristeza tão linda como só os tísicos profissionais são capazes de nos mostrar. Como disse minha mãe de uma cena: "é tão linda que dá vontade de chorar". Essa minha mãe sabe apreciar um Manuel Bandeira!

A atuação dela é uma graça! Fonte.


 Mas a graça também está nas cenas mais tranquilas e um pouco cômicas que permeiam o restante do show.

O Cirque du Soleil  tem atualmente 21 espetáculos "em cartaz" e depois de conhecer o site oficial deles (várias línguas, você acha Português quando procura Portugal, não tem Brasil no site deles. Como assim, Cirque?!) eu fiquei com vontade de ver vários outros espetáculos como(clique nos nomes para ser remetido para o site oficial de cada um deles) The Beatles LOVE, Totem, Zumanity, Quidam e Alegría.

7 comentários:

  1. Oi Lu, acho que os ciganos falam a língua romani, não? Eu tava doida pra ir, mas foi o mesmo com o show de Paul, sem grana... Eu adorava assistir a um programa na falecida People + Arts sobre o dia a dia dos artistas por trás do Cirque, mostrando o treinamento que eles faziam e todas as exigências e dificuldades que é participar de um circo desse porte.
    Um dia eu vou assistir, com certeza, mas por enquanto leio sobre isso nos blogs de amigas! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, a informação sobre a língua eu peguei no site oficial do próprio circo. Eles dizem que "significa 'em qualquer lugar' em lingua cigana", inclusive fiquei confusa porque o povo cigano é nomade e realmente acho que eles tem mais de uma língua... O romani é sim uma lingua cigana! Mas acho que não é a única. Preciso conversar com um especialista kkk.

      Esse programa deve ser muuuito massa! :) Me diz o nome? Quem sabe vira post? rs. O preço deles realmente é um saco (incluindo Paul McCartney!), mas nós juntamos por muito tempo mesmo, acho que depois vamos começar a juntar para outros :) =**

      Excluir
  2. Que maravilha Lu, estou adorando as observações que você faz, fico muito orgulhosa, na nossa família essa geração que vem por aí , nos deixa assim. Bjus tia zita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, tia! :) Vou continuar fazendo, pode deixar! Bjs.

      Excluir
  3. Oi Luciana!!
    Reamente é apaixonante,eu estou encantada até hoje e achei muito bacana oq vc falou sobre pesquisar antes de ir,pois eu pesquisei e tive uma percepção maravilhosa do que estava sendo mostrado.Detalhe já estou anciosaaaa para o proximo espetaculo deles aqui em Recife e o cofrinho já esta pronto.Parabéns pelo blog e sou sua seguidora viu.Um super bj e na sua admiravél mãe.
    Bjs,Thays Brito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thays! O circo é lindo demais, acho que já vamos fazer cofrinho para a próxima vez, porque é um dinheirão, mas vale muito a pena, é mágico, você se sente fora da realidade! Obrigada por seguir o blog, vou tentar nao decepcionar ;)
      Bj para você também!

      Excluir
    2. É isso ai Lu,agente se sente completamente fora da realidade,eu sai de lá completamente encantada e se Deus quiser,estaremos lá na proxima apresentação.Vamos encher esse porquinho.rsrsrs
      É um prezer ser sua seguidora e acabo aprendendo bastante com vc.Bjs e eu que agradeço.

      Excluir