quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Definição do dia # 3 -- Soberania

O movimento Caras-Pintadas está fazendo 20 anos em 2012. Somos nós os soberanos deste país!

SOBERANIA: segundo o Hoauiss significa "1. autoridade suprema 2. altivez". Sei... Muito insuficiente.
  Vamos ver o que diz o Mini Aurélio: "1. Poder ou autoridade suprema 2. Propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que não deve sua validade a nenhuma ordem superior." Ah, já ficou mais interessante! A segunda definição do Aurélio mostra como a soberania se relacionada externamente. Isto é, em relação aos outros Estados e órgãos internacionais. Isto significa que outros países não tem o direito de meter o bedelho nos assuntos de um Estado-nação. Sabemos muito bem que na prática é muito diferente...
  Mas gostei mesmo foi da primeira linha da definição da Wikipedia (clique no título do verbete para ir até lá): "refere-se à entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna." Esta é a definição que mais me gusta porque mostra tanto a relação interna quanto a externa. Mas e quem é o soberano na prática? Depende. Quem é o soberano no Brasil, por exemplo? Ninguém. Rs. Na verdade, todo mundo. Vamos lá: 



Durante o Primeiro Reinado o soberano era o Imperador D. Pedro I.
  
É fácil identificar o soberano:
  • Ditadura: Na ditadura é o ditador ou, se for uma ditadura militar, a junta militar, por exemplo.
  • Monarquia: é o monarca, rei, imperador, como ele for chamado. Quando o regime se chama Czarismo, por exemplo, o soberano é o Czar.
  • Democracia: Não faz diferença se é presidencialista ou parlamentarista porque os soberanos não são o presidente ou primeiro-ministro.
 - Ué, não?
 - Não.
 - Então eu entendi tudo errado?
 - Não, entendeu quase tudo certinho: na democracia quem é soberano é o povo (demos). ^.^
_________________________

 Resolvi criar esta "seção" para o blog depois de ler um livro sobre o qual já falei aqui: "A delicadeza" de David Foenkinos. Eu não pretendo trazer uma definição nova diariamente, mas às vezes virei com uma palavrinha para nós. Claro, quando for uma palavra comum a intenção é jogar uma nova luz sobre uma palavra já conhecida, fazer refletir sobre a amplitude do significado de uma simples palavra e adicionar uma dose de poesia ao nosso dia. Espero que vocês gostem de palavras tanto quanto eu!

6 comentários:

  1. Acho que depois de pagar duas vezes a cadeira de teoria da democracia, já não aguento mais falar em soberania do povo, haha! Eu acho essa questão da soberania algo tão relativo, e na minha opinião, o povo não é soberano assim nas democracias quando se vê na prática...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha te entendo bem demais! Eu acho que a soberania é algo muito, muito abstrato e até relativo. Relativo porque depende de quão democrática é tal "democracia" (vc já deve estar cansada desta conversa tb, rs) e abstrato porque ela significa basicamente que "o soberano" é que tem legitimidade para tomar decisões.
      Mas se eu ficar falando demais não dá pra fazer um post curtinho e simpático, rs. Quem sabe no futuro nós duas gravamos um café filosófico sobre soberania! Ahaaaam! hahaha)
      Bjs!

      Excluir
  2. Lourdinha Viana10/05/2012

    Oi...eu acho muito estranho, sendo o povo soberano, ele é obrigado a votar.Abraço. Lourdinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas o povo é obrigado a votar porque não se sente tão mal assim quanto a isso. Se isso fosse uma questão MUITO importante pra muita gente, todo mundo ia sair fazendo quebra-quebra e os políticos iam ser obrigados a nos ouvir. Mas entendo o que vc quer dizer, este conceito é realmente muito abstrato. Aliás, ele é uma abstração em si, pois concretamente a palavra "soberano" serve mais para reis (e afins) mesmo.
      Abs!

      Excluir
  3. Cansei de soberania de tanto estudar Direito Internacional... haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente o comentário, rs. Inclusive parece com o de Carol ali em cima. :)

      Excluir