sexta-feira, 25 de abril de 2014

Desafio Literário 2014 - Livrada

Oi pessoal! :)

Como alguns de vocês sabem, eu acompanho sempre alguns canais literários. O canal Cem Anos de Literatura fez um vídeo sobre o Desafio Literário do blog Livrada. Eu gostei da ideia do desafio, que em grande parte batia com o que eu queria ler este ano, e selecionei alguns livros para vir responder esta "tag". Quer me dizer os seus também? Aguardo nos comentários. ;)

Obs.: Fiz comentários extensos sobre os que achei que devia, e outros eu só citei. Se ficar com preguiça de ler os comentários, leia pelo menos o nome dos livros para compensar o trabalho que o post me deu! hahaha

O banner que o Yuri criou para o seu desafio.

1. Um clássico da literatura brasileira. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Estou querendo fazer uma leitura decente e completa (da primeira vez, não cheguei ao fim. Não sei a razão, pois estava adorando), já que acho que um livro "só termina quando acaba". #engraçadinha








2. Um clássico esquecido da literatura mundial. Antes de usar a cabeça de verdade, achei que ia ser difícil escolher um livro para esta categoria, mas depois me deu o estalo!, quase qualquer um da literatura italiana se encaixaria nesta categoria. Que tristeza... E pensar que ela é tão rica quanto, digamos, a francesa ou a inglesa... Então fui olhar na minha estante e na mesma hora peguei o Uno, nessuno e centomila (clique aqui para ler a resenha de um blog em português) de Pirandello. Verifiquei se o meu nível atual de italiano (outra tristeza! rs) daria para lê-lo e bati o martelo. Fiquei até com vontade de começá-lo de imediato, mas desisti porque ia atrapalhar o andamento das outras leituras.




3. Um livro do seu autor favorito. Vixe, nessa eu penei um pouco para escolher o autor, mas fiquei com Drummond mesmo, porque ele é o primeiro que vem à minha cabeça quando eu penso em "o favorito", apesar de já ter de-tes-ta-do um livro dele (aqui). Mas tudo bem, acho que isso é bom, fortalece o relacionamento! rs. Eu já disse algumas vezes aqui que adoro as CRÔNICAS do autor, mas resolvi que já estou bem velhinha então tenho que conhecer mais poesias dele, ora essa! Vou ler A Rosa do Povo ou Sentimento do Mundo para esta categoria.

4. Um livro de contos. Felicidade Clandestina de Clarice Lispector. Juro que um dia termino este livro. Estou com medo do conto "O ovo ou a galinha" e já estou empacada no "Legião Estrangeira"... Mas gostei da maioria dos que li até agora!

5. Um livro que não te foi indicado por ninguém. A Máquina de Fazer Espanhóis de Valter Hugo Mãe. Esse livro está até bem conhecido, mas ninguém me indicou, fiquei com vontade de ler por conta própria, então lerei assim que possível. Parece ótimo! ;)

6. Um livro com mais de 500 páginas. O Homem que Queria Salvar o Mundo de Samantha Power. Tem 583 páginas, sem contar com as notas (que adicionam 51 páginas e que eu também lerei). Sem comentááários!!!

7. Um livro de poesia. Perdoe-me tanto laquê de Juliana Gervason. Eu poderia ter encaixado este livro nas categorias "livro de uma autora" ou "livro que foi publicado pela primeira vez neste ano", mas achei que esta categoria aqui homenagearia a Ju, que eu adoro! Infelizmente ela retirou os vídeos do ar, mas leiam o blog O Batom de Clarice, vale muito a pena!

8. Um livro escrito por alguém com menos de 40 anos. Deu trabalho... Pensei em comprar o livro de contos (que sei que existe) de Anne Frank, mas achei melhor comprar algum em que eu estivesse muito interessada, então fui na minha lista (na "cabeceira" do blog) de livros desejados e escolhi O Céu dos Suicidas de Ricardo Lísias, 39 anos. xD Mas achei meio absurdo este critério da idade... rs.

9. Um livro escrito originalmente em um alfabeto diferente do seu. Eu tinha pensado primeiro em ler O Profeta, que eu tinha no tablet, mas ele queimou (eu estou tão triste com isso!). Este livro é do poeta árabe Khalil Gibran e eu já ouvi muitas pessoas (principalmente online) falarem bem dele. Mas, já que eu não o tenho mais (e não consigo ler por muito tempo no pc), vou colocar outra opção: A Dama do Cachorrinho e Outros Contos de Tchekhov.





10. Uma graphic novel. Retalhos de Craig Thompson. Está lá na lista de livros desejados, inclusive. Se alguém quiser me dar de presente, eu aceito até fora de época! rs

11. Um livro publicado pela primeira vez neste ano. Não sou muito informada sobre as novidades, quando eu descobrir um que eu queria realmente ler volto aqui e atualizo o post. :)

12. Um livro de não-ficção. Hohoho, Era dos Extremos de Eric Hobsbawm, que eu já estou lendo e é simplesmente maravilhoso. Leiam!

13. Um volume de alguma trilogia ou série. Acho que esta é outra categoria em que eu vou roubar legal, rs. Mas vejam se acham que é roubo: O Hobbit de J. R. R. Tolkien. Talvez seja roubo porque a série mesmo é o Senhor dos Anéis, mas este livro é um prelúdio para aquela série, então... Conta, né? Eeeee eu já estou lendo, então vai ser ele mesmo! hehehe

14. Um livro que algum amigo te enche o saco para ler. A-haaaa! rs Esse aqui muita gente me enche o saco para ler! Taís, Adson, Carol, Alê e Painho, um beijo para vocês! hahaha É A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera. Na verdade veeeerdadeira, todas elas me indicaram, mas nenhuma dessas pessoas "me enche o saco" para lê-lo, rs. Algumas delas já insistiram bastante e eu lerei ele este ano! .... A menos que eu não possa, por algum motivo...! rs

15. Um livro escrito por uma autora. Morte Súbita de Rowling ou De Amor e De Sombra de Isabel Allende. 

6 comentários:

  1. Anônimo4/28/2014

    A lista é desafiadora, filha. Espero que consiga. Rs. Beijo. Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe também espero conseguir, mas esse não é meu foco principal no momento! Beijoo!

      Excluir
  2. Acho que você pode acabar de decepcionando com "A insustentável leveza do ser"... De tanto que nós insistimos pra você ler, pode acabar acontecendo de você não achar lá essas coisas! D:
    Isso é tão legal, você falando de tantos livros que eu nunca ouviria falar de outra maneira (só conhecia uns cinco e olhe lá!), dá vontade de procurar saber mais sobre eles (e bate também um desespero velho de saber que nunca vou conseguir ler todos os livros do mundo). Vou responder essa tag (é uma tag? parece uma tag. cheira como uma tag. tá, parei) lá no blog! Beijos ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas uma vez eu peguei A Insustentável Leveza do Ser para começar e já vi que o estilo é muito diferente do que eu estava imaginando, então já baixei as expectativas! rs
      Não se desespere porque não vai dar tempo de ler TODOS OS LIVROS DO MUNDO, se desespere porque não vai dar tempo de ler TODOS OS LIVROS BONS do mundo! kkk Muito melhor! xD

      Eu fiz como se fosse uma tag, apesar de as minhas "fontes" não terem chamado assim! Que bom que você também respondeu lá! :***

      Excluir
    2. Anônimo5/02/2014

      estou triste agora ppr ter insistido pra vc ler "a insustentável..." isso pode prejudicar o seu contato c o livro, se fosse mais natural seria melhor... mas enfim, agora ja foi e vc tem direito de nao gostar, mas leeeia kkkkk (e veja com carinho, ele nao eh tooodo incrivel, mas varias partes eu acho muuito boas) Taís

      Excluir
    3. hahaha
      Eu já tinha expectativas altas de todo jeito porque muita gente já recomendou, Taís! Só não vou ler o livro antes porque tenho vários outros na frente, mas tenho muita vontade de ler este também. :)
      PS: eu já tentei responder a este comentário mil vezes e sempre dava algum problema... Se vc tiver voltado aqui alguma vez para ver se eu já tinha respondido, desculpa!

      Excluir