segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eu fui: Show de Paul McCartney! \o/

Fui e vou poder contar para os meus filhos e netos, se eu os tiver um dia. O primeiro no Nordeste!

O show foi incrível, com certeza o melhor show que eu já fui! Paul McCartney é um fofo, falou várias coisas em português, conversando com o público, dando explicações sobre várias músicas, se corrigiu quando errou a pronúncia (!) da nossa língua e usou regionalismos! Digam se ele não é lindo: estando em Recife, ele disse: "Povo arretado!" É assim que nós vamos continuar amando você, Paul, porque você demonstra carinho de volta! Querendo voltar no Recife, fique a vontade, sua plateia está garantida! hehehe


Nós estávamos em uma posição não muito estratégica para as fotos, então ficou muuuuito difícil de tirar uma foto em que ele aparecesse... A foto em que os contornos dele apareceram bem foi esta, olhem como ele é uma pessoa iluminada! hahahahaha Pessoalmente dava para vê-lo, mas eu bem que preferiria estar mais perto :D

Ainda no gramado, antes de nos decidirmos pelas arquibancadas.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eu fui: Cirque du Soleil: Varekai







Na última sexta-feira, 13 (ui!) fui com a minha família assistir ao tão esperado (!!!) Varekai. A produção canadense não decepciona. Pelo contrário, encanta!



*Aviso: a maioria das páginas linkadas tem ao menos uma versão em inglês e outra em francês*

 A ideia inicial deste post era falar sobre toda a beleza e encantamento do espetáculo Varekai (link) do Cirque du Soleil. Mas mesmo que eu fosse um Mario Benedetti da vida não ia conseguir descrevê-lo à altura. É uma coisa que só dá para ter ideia depois de ter conhecido. Por isso que eu acho que você, se tiver condições, deveria juntar seu rico dinheirinho (assim como eu e minha mãe fizemos, juntamos durante meses!) e ir quando o circo chegar à sua cidade. Agora eles já estão em uma turnê no Brasil e ficam aqui no Recife até 22 de abril. Depois vão ainda para Salvador, Curitiba e Porto Alegre. Acredito que eles voltarão porque aqui tem público, então você pode fazer como eu e mergulhar na paixonite por eles e ir uma próxima vez! :D
Fonte: Blog Luz.

O Cirque du Soleil é uma mistura de circo (jura!?), teatro e balé. Lindo, lindo. ^.^ Quem tiver a intenção de se maravilhar nas próximas vezes que o circo vier deve cadastrar-se no Cirque Club, aqui (link), para receber informações no e-mail sobre descontos e pré-vendas!
Fonte: Time Out.


CARACTERÍSTICAS DO CIRCO
Segundo o próprio site do Cirque du Soleil, as 8 caracerísticas que melhor os definem são:
(Clique nos títulos dos tópicos para ver um vídeo correspondente a cada uma das características no site deles!)
  • PERFORMANCE ACROBÁTICA. Acho que esta é definitivamente a principal característica de Varekai e os melhores atos do espetáculo são realmente os acrobáticos. Todos estes atos parecem super-perigosos, tanto os aéreos quanto os de solo. Nos aéreos têm momentos em que os artistas quase se soltam por completo de qualquer proteção e nos de solo a velocidade é máxima. Em um raro momento em que um dos acrobatas fez um simples movimento chamado popularmente (?) de "vela", eu até comentei com o meu namorado que aquilo eu também sabia fazer!! hahaha Mas sério: temos que comentar este tipo de coisa ('consigo fazer isso, minha mãe faz aquilo') para nos lembrarmos que aqueles caras são seres humanos como nós, porque a impressão que dá é que eles são ninjas! :D
Fonte.

  • ATUAÇÃO. Em cenas absolutamente poéticas, eles dão provas de como são supercapazes também na área da atuação, quase sempre SEM FALAR. Revelam as intenções através de gestos e mímicas. ATENÇÃO! Destaque (para quem for ver o Varekai) para uma das cenas iniciais do "Vigia" com uma geringonça que ele criou (ele é uma espécie de cientista maluco, entre otras cositas). Esta é uma das minhas cenas preferidas do espetáculo.
O casal se conhecendo.





  • MUNDO IMAGINÁRIO. Pelas próprias fotos, já fica fácil de ver. A fantasia é presente em cada ceninha deles e os criadores de Varekai estão de parabéns! Varekai significa "Em qualquer lugar" em uma língua cigana (suponho que seja mais de uma...) e a história se passa em uma floresta dentro de um vulcão! Mas com todas as fantasias usadas por eles e os maravilhosos efeitos sonoros, fica muuuuito fácil de conseguir chegar até Varekai! :)

Seres do mundo Varekai.

  • DANÇA. Como eu já comentei, o circo é um verdadeiro balé, com coreografias ddeslumbrantes, cenas extremamente líricas, como quando o casal principal se conhece. E outras superenérgicas, como o ato da Dança Georgiana. Abaixo, uma foto de uma das lindas danças no ar (!).

Fonte: Cirque du Soleil.
 
  • OUSADIA. Absolutamente incríveis são aqueles saltos, voos e lançamentos! Esperem um incrível grand finale, mas não espere menos do resto do show. :)
Para quem não entendeu a foto: são dois caras e o de cima está girando!

  • DESTREZA. Eu acho que esta característica se refere mais especificamente aos malabaristas. O que é aquilo?? Quando chega a vez dos malabaristas você pode pensar: "ah, o senhor vai ter que se esforçar muito para me impressionar tanto quando o pessoal que "quase voa"... E eles também conseguem te impressionar! :o



  • GRAÇA. O espetáculo é todo lindo, até cenas que parecem tristes são carregadas de uma tristeza tão linda como só os tísicos profissionais são capazes de nos mostrar. Como disse minha mãe de uma cena: "é tão linda que dá vontade de chorar". Essa minha mãe sabe apreciar um Manuel Bandeira!

A atuação dela é uma graça! Fonte.


 Mas a graça também está nas cenas mais tranquilas e um pouco cômicas que permeiam o restante do show.

O Cirque du Soleil  tem atualmente 21 espetáculos "em cartaz" e depois de conhecer o site oficial deles (várias línguas, você acha Português quando procura Portugal, não tem Brasil no site deles. Como assim, Cirque?!) eu fiquei com vontade de ver vários outros espetáculos como(clique nos nomes para ser remetido para o site oficial de cada um deles) The Beatles LOVE, Totem, Zumanity, Quidam e Alegría.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Quem acompanhou a votação do STF sobre a legalização do aborto de fetos anencéfalos?



O STF analisou ontem e hoje a ação proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde que pede a descriminalização do aborto de fetos anencéfalos e deu parecer favorável por 8 votos a 2.

Fonte: Uol Notícias.

Como era antes?
Antes, era necessário o parecer de anencefalia de um médico para que a gestante pudesse dar entrada em um pedido judicial de autorização do aborto. Com o novo julgamento do STF uma mulher que carregue um feto anencéfalo poderá decidir retirá-lo sem precisar de uma autorização judicial. O aborto, em si, só era permitido no Brasil em casos de estupro ou quando a gravidez representa um risco à saúde da mãe.

Minha opinião sobre a descriminalização do aborto

Apesar de me considerar feminista (para começar, porque quero direitos iguais), sou extremamente reticente na questão do aborto. Primeiro porque métodos contraceptivos existem exatamente para evitar gravidez e , segundo, porque eu, humildemente, reconheço que no faço ideia de quando começa a vida fetal (e existem vários "parâmetros" diferentes para discutir sobre isto...). Porém, alguns pontos que contam fortemente a favor da descriminalização do aborto são:
  1.  eu não sei da vida das outras mulheres e uma gravidez indesejada pode arruinar a vida de alguém;
  2. a maioria das mulheres com grana suficiente que querem abortar, simplesmente aborta em condições dignas, enquanto as mulheres pobres é que acabam em "açougueiros" quando se desesperam. Isto é, o aborto já existe, mas, por não ser legalizado, resulta muitas vezes em mortes ou complicações, principalmente para as mais pobres. Além disso, dificilmente uma clínica discreta vai fazer com que uma mulher rica ou de classe média acabe na delegacia devido a um aborto. Já uma mulher pobre está suscetível a isso, já que é bem provável que ela precise de um socorro emergencial após o aborto no "açougue".
  3. eu, que na minha vida privada e devido a convicções religiosas, sou contra o aborto, não serei obrigada a abortar. Então a descriminalização não diminuiria a minha liberdade, apenas ampliaria a liberdade de quem quer/precisa fazê-lo. Porém, este post não é sobre a descriminalização do aborto em geral e, sim, sobre a necessidade de um aborto muito específico: o de fetos anencéfalos.

Porque a descriminalização deste tipo de aborto não é uma afronta à sua religião