domingo, 15 de setembro de 2013

Lendo

Vou passar mais um tempinho sem dar as caras por aqui, mas escrevi este post rápido para dizer pra vocês o que estou lendo ultimamente. (E para vocês não dizerem que fiquei monotemática! rs)
  1. Lolita, de Vladimir Nabokov. Passei há uns dois dias do meio do livro e, se não fosse a monografia, já teria terminado a leitura (que está totalmente interrompida, quase abandonada, já que a dedicação à mono está cada vez maior). Estou lendo há umas duas semanas, acho.Mas é um livro polêmico, prefiro deixar minhas impressões para um "resenha" futura. :)
  2. El Amor, las Mujeres y la Vida, de Mario Benedetti. Este é um livro de poesia que eu estou lendo há muuuito tempo. Eu tinha parado a leitura um pouco, já que li alguns livros (falarei sobre eles, provavelmente no início de outubro), mas estou achando tudo lindo, adorando! Deste também vou ter que falar depois e colocarei algumas poesias por aqui. Por enquanto, vou só dizer que estou gostando tanto que leio e assisto (a) qualquer coisa que se refira a Mario Benedetti! Estou muito curiosa para ler outros livros do autor.

    Um pedaço de poesia de Benedetti...

  3. Cuentos Breves para leer en el colectivo. Org.: Maximiliano Tomas, vários autores. Já este livro, não estou achando nada de especial. Mas também só li cinco contos (de vinte), e ele está na minha vida neste momento apenas para preencher a "função social" de livro de ônibus! rs. Aquele livro levinho para andar na bolsa, sabem? No caso, os contos deste livro foram selecionados especificamente para serem lidos nestes trajetos curtos. Quero aproveitar este livro para conhecer um pouco os autores selecionados, já que tenho muita curiosidade pela maioria. Alguns deles são Tchechov, Kafka, Edgar Allan Poe e Oscar Wilde.
BÔNUS!
É só uma breve lista dos próximos livros que eu quero ler, rs. São eles:

  • 10 años con Mafalda, de Quino.
  • A Fúria dos Reis, de George R. R. Martin. Este eu estou na dúvida se devo continuar lendo em inglês ou passar ao português. Veremos...
  • The Girl Who Played With Fire, de Stieg Larsson. Já faz um bom tempo que eu terminei de ler o primeiro livro e eu estou louca para continuar a leitura da trilogia. Só não sei qual eu quero ler mais, este ou o de cima!
  • A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera. Todos os meus amigos falam bem deste livro, estou curiosa.
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Eu li este livro quase inteiro na época do colégio, mas não terminei por algum motivo obscuro...

E aí, com qual desses vocês acham que eu deveria comemorar a minha liberdade (que ainda vai chegar)? Ou vocês acham que eu deveria terminar primeiro os que eu "abandonei" recentemente? (cliquem para ver quais.)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Destralhando #1

Há muito tempo que eu penso em começar a fazer posts como este. A verdade é que eles não servem muito para os leitores, desculpem! Servem mesmo para o autor da lista, por permitir a auto-crítica e um "balanço" da própria evolução enquanto "ser vivo minimalista", rs.

Já faz um bom tempo que eu venho destralhando e, no entanto, meu quarto continua uma zona de guerra! O que eu destralhei desde a quinta-feira, 05 de setembro até hoje foi:
  1. um hidrante vencido a 500 milhões de anos;
  2. o meu aparelho móvel e sua caixa;
  3. uma revista velha;
  4. uma caixa acrílica com o logo da Oi (imagina quanto tempo tem isso... O meu celular atual é TIM);
  5. Um carregador velho de celular;
  6. Uma caixa de guardar batom;
  7. Uma faixa de cabelo estampada com temática da bandeira nacional;
  8. um vestido que ganhei de presente recentemente, e que não combina comigo;
  9. um diadema com uma flor de pano aplicada;
  10. 4 camisetas velhinhas;
  11. um vestido de ficar em casa que era aberto demais embaixo e me fazia achar que minhas posses iam aparecer a qualquer momento; #desconfortável
  12. Uma bermuda antiga;
  13. Um óculos de sol velho e quebrado;
  14. Várias bulas de remédio;
  15. O manual do usuário do meu celular antigo;
  16. 3 livros. São eles: "The Secret Garden", de Frances Hodgson Burnett; "Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos; e "O Estrangeiro" (que eu prefiro chamar de "O Estranho"), de Albert Camus. O segundo precisa ser restaurado antes de partir desta casa, mas já foi para a "Sacola do Desapego". Estes são livros que eu realmente não estou interessada em manter, então se alguém tiver interesse em ler algum deles, é só deixar um comentário! Obs: eles são velhos, mas nenhum está fedido!
Imagem do Red Chair Blog.
Me digam o que acham deste tipo de post! Embora eu provavelmente vá continuar com ele de qualquer forma... Ah, eu queria dizer que o que eu achava que seria mais difícil de me desapegar seriam os livros. Mas não tive problema com estes três primeiros! E fiquei satisfeita de ter tentado.

_____________________________________________________________________________________
Vou tentar fazer um post desse com frequência semanal, o que vocês acham? Eu acho que não seria muito a ponto de vocês passarem a odiar o blog por só ter isso e poderia me dar uma dimensão da quantidade de cacareco guardado em apenas um quarto!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Hotspots

Hotspot é um lugar onde a bagunça se acumula, aparentemente sem explicação. (Até onde sei, é um termo empregado em um método de organização chamado "FLY Lady".)Você vai lá, arruma, tira toda a bagunça do bendito lugar, limpa e ele fica "um brinco"! [Expressão de gente velha, eu sou assim mesmo...] Três dias depois, sem nenhuma explicação aparente, o lugar tá todo atravancado de novo! Indignada, você exclama:

- Só podem ter sido os duendeees!

A minha cadeira da "penteadeira" é um GRANDE hotspot! Eu arrumo, mas depois de um tempo a roupa que eu repeti está nela, a que eu provei e não guardei também, etc. É um saco. E é complicado de resolver porque eu não tenho um lugar para colocar roupas já-usadas,-porém-não-sujas (que são a maioria das roupas que acabam indo parar na bendita!).

O legal de destralhar e re-organizar é que acabamos fazendo muitas reflexões... Pelo que eu conheço de mim mesma, eu não posso ficar rearrumando para sempre esta cadeira, caso contrário vou me frustrar e desistir deste projeto.

Percebi que para a arrumação na cadeira funcionar, eu teria que separar um lugar específico para essas roupas. Como eu já comentei no post sobre a cadeira, eu já comecei a abrir um espaço no guarda-roupas, mas as roupas simplesmente se multiplicam! Ou talvez eu tenha esta impressão simplesmente porque a aparência é de que continua a ter muita roupa (não de um jeito bom! Roupas sem uso).

Então o que eu tenho que fazer antes de rearrumar a cadeira (de novo!) é:

  • destralhar muito o GR;
  • instalar ganchos para roupa no quarto, atrás da porta, por exemplo.

Eu já venho fazendo isso de tirar roupas para doar, mas o efeito é pouco perceptível já que o GR fica fechado. E exatamente por isso o meu foco não vinha sendo ele (o GR), mas sim coisas mais impactantes (a cadeira, o banco ao lado da cama, o chão cheio de livros...).

Eu posso estar viajando na batatinha, mas a impressão que tenho é que esses lugares que incomodam mais são chatos exatamente porque envolvem alguma solução mais complexa do que simplesmente tirar a bagunça da frente da gente. Quer dizer: por mais que eu tire TU-DO de cima da cadeira e do banco, as roupas sempre voltam para a cadeira e os livros sempre voltam para o banco porque há um hábito problemático em questão. (Não reorganizar o que acabei de usar!) Então, eu estou bolando formas de facilitar o que eu tenho que fazer com esses objetos.

O que fazer com os livros que eu li, se a estante está abarrotada? Vou voltar com eles para a estante, hora essa! Tenho certeza que posso me desfazer de pelo menos alguns livros nessa estante. Estou até pensando (com uma pontada de dor no coração, confesso) em me desfazer dos meus Harry Potters, porque eu quero relê-los em inglês e, então, para quê preciso deles em português? Só porque eles foram meus amigos na infância e adolescência? SÓ POR ISSO? Pensando bem, talvez eu fique com eles! O que vocês acham?


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Projeto Organização: A lista

A lista de que falei no post sobre o Projeto Organização vai ficar pendurada no meu mural, para que eu lembre dela todos os dias. Ela está com cerca de 30 atividades (algumas delas desmembradas) que eu queria fazer em cerca de 30 dias, mas não vai dar porque a prioridade é outra... (tcc) Mas esta é a base para as mudanças que quero fazer no quarto.

O mural em que a lista está pendurada.
O meu mural já é light, né não? :) Só tem um poster de um lugar incrível (e que eu adoro) e uma foto romântica. E, claro, agora tem a lista também! Como eu já havia dito, eu comecei o projeto através de um mapa mental bestinha que eu fiz. Depois transformei-o em lista. (Se alguém quiser, eu posso fazer uma foto do mapa e postar!)

E a lista de perto (porém, numa imagem muito ruim. Desculpem!)

Eu fiz a lista reutilizando páginas da minha agenda do Pequeno Príncipe do ano passado (ou seria retrasado?). Ficou bonitinho e eu não coloquei a agenda no lixo e nem direto para reciclar (acho legal reutilizar antes de reciclar).

[Não que tenha a ver com o resto do post... Mas antes, quando eu frequentava a Federal, eu levava o papel que eu queria reciclar na bolsa e colocava nas cestas de reciclagem de lá, mesmo sem ter certeza se eles reciclavam. Agora... alguém sabe dizer se tem algum lugar perto do Cordeiro ou Madalena que eu possa levar os recicláveis? Grata!]

À medida que eu for completando as tarefas desta lista, eu volto aqui para dizer o que eu fiz durante a semana.
.
.
.

 (para os guerreiros que quiserem lê-la, eu fiz alguns comentários. Talvez ela possa servir de inspiração, né? Recomendo lê-la com um papel e lápis do lado (ou o Word), para já ir anotando o que você lembrar de fazer no seu quarto! Vamos dividir dicas nos comentários!)

Os itens originais da lista (e algumas alterações que resolvi fazer):
  1. Destralhar cadeira; Esse eu já fiz (e até postei), mas vou ter que fazer de novo. Essa cadeira puxa a bagunça! Vou fazer um post sobre "hotspot" em breve.
  2. Fazer uma sacola de roupa/coisas para doar; Feito! Falta doar.
  3. Destralhar "penteadeira";
  4. Destralhar as gavetas da "penteadeira";
  5. Arrumar maquiagem (que está na bancada) + tirar o gaveteiro do quarto;
  6. Destralhar banco;
  7. Tirá-lo do quarto;
  8. Comprar/arranjar/roubar (rs): prateleira para a penteadeira + mãos francesas + parafusos(Não preciso mais comprar isso porque achei uma solução melhor para a penteadeira! Depois conto) buchas; "inbox"; mantas para os gatos; tinta para a parede; etiquetas para anotar a validade das maquiagens; caneta nanquim.
  9. Instalar prateleira + puxadores;
  10. Destralhar livros + revistas das prateleiras sobre a penteadeira (doar/jogar/limpar/arrumar/etc);
  11. Destralhar caixas plásticas (no chão) (devolver a Mainha);
  12. Arrumação de uma delas (só com as coisas que realmente quero manter);
  13. Destralhar duas caixas plásticas sobre o guarda-roupas + limpar lá em cima;
  14. Subir a caixa que estava embaixo;
  15. Destralhar maleiro (doar bolsas/roupas de cama/toalhas);
  16. Jogar fora produtos vencidos; Esse item eu já estou fazendo aos poucos, cada vez que vejo algo vencido!
  17. Doar/trocar produtos que não quero;
  18. Limpar + arrumar os que vão ficar;
  19. Destralhar sapatos;
  20. Organizar os que ainda quero;
  21. Destralhar para abrir espaço para os meus presentes de tia Zita; hahaha Minha tia me deu muitos presentes de aniversário e eu estou adotando a regra do "entra 1, sai 1" ou "entra 1, saem 3" na minha vida (menos com livros!).
  22. Destralhar duas gavetas (guarda-roupas, GR);
  23. Tirar roupas da prateleira do GR (lavar/passar/dobrar/guardar)
  24. Arrumar o que for possível nas gavetas e prateleiras;
  25. Guardar perfumes no GR;
  26. Destralhar criado-mudo;
  27. Colocá-lo do outro lado do quarto com a luminária;
  28. Limpar a estante;
  29. Reorganizar estante;
  30. Devolver o violão; Temos que aceitar algumas coisas na vida. Eu NÃO vou aprender a tocar violão agora. Simplesmente não é uma prioridade no momento!
  31. Tirar as borboletas na parede; Estou querendo que a decoração fique mais básica/minimalista.
  32. Pintar a parede;
  33. Destralhar papelada da faculdade; Esse eu vou demorar a conseguir fazer porque só quero fazer isto depois de decidir qual mestrado/pós quero fazer, para não me arrepender por ter me desfeito de alguma coisa.
Eu sei que vou ter que repetir vários desses itens quando eu concluir a lista para que o quarto fique com o aspecto que eu quero!