terça-feira, 3 de julho de 2012

Livros: programação para as férias.


Esta é a pilha de livros que pretendo ler estas férias. Ambiciosa? Certamente. Impossível? Creio que não. Mas deixem eu explicar umas coisinhas: quatro deles (os de cima) eu já comecei a ler e em alguns já estou bem adiantada. Sobram sete. Um tem mais fotos do que qualquer outra coisa (o dos Beatles). O de Saramago é bem pequeno e dá pra ler em um fim de semana ou, se brincar, um dia. E o de Bradbury (que morreu recentemente) é dividido em tópicos, o que facilita a sua leitura. Os maiores desafios vão ser o segundo livro das Crônicas de Gelo e Fogo e a biografia de Sérgio Vieira de Mello, que são gigantes. Sem mais delongas, rs, vamos aos livros:

1. "Game of Thrones" de George R. R. Martin. É o que estou lendo de verdade atualmente. (De verdade porque tem outros que eu comecei e ainda não terminei e que considero que também "estão sendo lidos", mesmo que eu não os esteja lendo. Deu para entender? rs) Estou demorando mais do que eu previa porque é em inglês e eu estive muito ocupada com a faculdade no último mês. A linguagem também não é usual e isso em inglês dificultou um pouco. Já li cerca de 59%. (Foi, eu sai calculando as porcentagens para convencer vocês de que vai dar tempo, rs.) Também estou assistindo à primeira temporada da série da HBO. :D

 2. "O Estrangeiro" de Albert Camus. Este eu vou terminar assim que eu terminar o primeiro porque ele é pequeno, tem as letras grandes e eu já li cerca de 53% dele. Porém aviso logo que não estou gostando tanto quanto achei que ia gostar (afinal, é um clássico!). Estou achando verdadeiramente tedioso, mas eu sou guerreira e vou até o fim, rs.


3. "Se questo è un uomo" de Primo Levi. Eu estou achando este livro lindo! Adoro o jeito como Levi escreve. Mas receio que eu vá demorar bastante lendo ele (apesar de pequeno) porque o vocabulário não é o mais fácil do mundo e as experiências são bem fortes, contando como é a vida no campo de concentração para o qual foi mandado por participar da resistência aos Fascistas. Acho que este vai ser um dos desafios das férias, se eu conseguir chegar a ele. Estou lendo em italiano e já li cerca de 21%.

4. "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen. Tenho que admitir meu preconceito inicial contra este livro. Achei que ia ser bem chato. Mas na verdade ele é leve e bem engraçado até! Mesmo em inglês. É, eu estou lendo em inglês, mesmo a minha edição sendo bilingue. Isto porque a tradução é horrível. Juro que não sou nenhum prodígio em inglês, mas tem horas que a tradução dói nos olhos. Mostrei para pessoas mais entendidas e elas concordaram. Aí eu leio em inglês e se não entendo algo que parece muito importante olho (com desconfiança) a tradução. Já li 24%.

5. "A Clash of Kings" de G. R. R. Martin. A continuação do primeiro livro desta lista. Ainda não comecei e nem sei nada sobre ele, mas pretendo ler logo.

6. "O Zen e a Arte da escrita" de Ray Bradbury. Até agora só sei que ele instiga a parte criativa da pessoa com pretensões autorais, rs. Baseado na experiência do próprio autor que, como vocês devem ter visto no link da Veja no começo do post, é vasta. Ouvi falar pela primeira vez deste livro no ótimo canal literário Tiny Little Things. É o autor também de "Farenheit 451"(sua obra mais conhecida), adaptado para o cinema por Truffaut.

7. "As Intermitências da Morte" de José Saramago. 1) Já ouvi falar muito bem deste livro. 2) Saramago é Prêmio Nobel em Literatura. 3) O livro é muito pequeno! 4) Eu li o comecinho e achei muito engraçado. Sem mais. :)

8. "O Homem que Queria Salvar o Mundo" de Samantha Power. Ganhei este livro do meu pai no começo da graduação, quando eu sonhava em ser diplomata. O livro é enorme, o sonho foi diminuindo à medida que eu aprendi sobre certas instituições, mas o respeito e a admiração pelo trabalho de Vieira de Mello continuam intactos. Acho uma boa ideia ler o livro antes de concluir a graduação.

9. "A História Ilustrada - Beatles" de Hill, Gauntlett, Thomas e Benn. Beatles. Nem precisa explicar, né? O livro é lindo e cheio de fotos.

10. "Desenvolvimento como liberdade" de Amartya Sen. Quando estudei Teoria Política Contemporânea gostei muito deste autor e quero fazer meu TCC sobre Desenvolvimento (?), então acho que este livro pode ajudar. Além de parecer interessante.

11. "On the Road" de Jack Kerouac. Já faz muito tempo que este bendito livrinho mora comigo e que eu quero lê-lo. Ele influenciou muita gente interessante, numa época ainda muito cheia de tabus. Entre os fãs, Bob Dylan. Mas aí eu pensava: em inglês pode ser muito difícil; mas vale a pena... Ai nessa dúvida cruel, eu acabava pegando outro. Até que agora vai rolar uma adaptação para o cinema de Walter Salles, aí eu fiquei com pressa!

Quem já leu algum destes livros? Gostaram? Me digam o que acharam. :)

10 comentários:

  1. Lu, você escreve tão bem que o texto flui rápido, sabia?
    Você sabe, eu já li "Guerra dos Tronos e "Fúria dos Reis", acredito que você não vai ter muita dificuldade em terminar de ler, o problema é quando tiver lido todos e não sobrar mais nada... :(
    "Intermitências da Morte" é um dos meus livros favoritos, muita gente reclama do estilo de Saramago, mas eu adoro! Acho mais fácil que ler Clarice Lispector (tô lendo "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" dela).
    Não sei se foi pq eu li "O estrangeiro" no original, mas eu achei o livro bom, meio sem acontecimentos emocionantes, mas vai ver que a "magia" se perde um pouco na tradução.
    Eu também tô lendo "On the road", mas em portuguès, "White fang" do Jack London, e pretendo terminar de ler "Madame Bovary" (já li uns 55%), "O amante de Lady Chatterley", e "Anna Karenina", e hoje eu comprei "O homem que queria salvar o mundo" pra painho, mas acho que termino de ler antes dele, hehe. Aproveitei e comprei "As brumas da Avalon" numa promoção da submarino, foi até a Tatiana Feltrin que indicou essa série, conhece?
    Outra coisa, os Vlogbrothers voltaram com o clube do livro e o primeiro da lista é "Farenheit 451"! Poste mais vezes! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol! O seu texto, sim, flui!
      Vai demorar muuuito para eu conseguir terminar de ler os livros e ainda ver as temporadas, mas eu também acho que vai ser complicado depois...
      Clarice e Saramago são polêmicos na minha opinião. A única coisa que eu já li dela foi o Correio Feminino, coletânea de textos dela para jornais. Eu já tentei ler algo dele e não deu certo, mas dei uma espiadinha em Intermitências e achei bom. :)
      Escreva no seu blog sobre esses livros todas, eu quero ver mais impressões! Nós temos as Brumas de Avalon porque minha mãe é apaixonada por esse tipo de livro. Eu inclusive acho que ela gostaria de Guerra dos Tronos se o tamanho não fosse tão desestimulante... :*

      Excluir
  2. Luciana,

    Gostei do pouco que li do seu blog, adorei a ideia das definições e já aprendi algumas coisas e gostei muito desse post sobre os livros. Eu gosto muito de literatura clássica e já li o Orgulho e Preconceito e O Estrangeiro. Também já li On The Road e As Intermitências da Morte. Todos são bem escritos, mas eu não achei O Estrangeiro tudo aquilo que dizem.... Também já li A Peste (do Camus) e não achei maravilhoso, embora seja muito bem escrito. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina,
      eu li muito pouco de literatura clássica até hoje e ainda não terminei de ler a maioria dos livros deste post, acredita?! (Eu sou uma leitora bem lenta mesmo, mas pretendo fazer resenhas sobre aqueles que já li depois)
      Você já leu de tudo, né? Primeiro fiquei com inveja, mas depois lembrei que você é um pouco mais velha do que eu,então tudo bem. hehehe
      Eu terminei de ler "O Estrangeiro" e, em geral, não gostei! Qualquer dia desses faço a resenha...
      Beijo p vc tb!

      Excluir
    2. Lu, eu sempre li muito mesmo, desde pequenininha. O bacana não é ler muito, é ler coisas boas e se divertir. Teve um período em que eu lia por obrigação e era muito chato... depois que essa fase passou voltei a ter prazer com literatura. Eu conheço pouco de literatura contemporânea mas conheço relativamente bem literatura clássica. Tenho um pouco de preguiça de literatura contemporânea porque sinto que estou sempre experimentando e o livro pode ser péssimo, enquanto os clássicos não são clássicos à toa: é raro que sejam muito ruins, mesmo quando a gente não gosta deles. Você devia ler a Revolução dos Bichos, do George Orwell, que tem tudo a ver com a sua área. É muito bom e é um "clássico" mais recente e muito atual. Mostra como os animais de um sítio tomam o poder dos humanos e como se organizam politicamente.

      Um beijo!

      Excluir
    3. Eu concordo plenamente com sua ideia de que ler por obrigação é um saco! Eu tenho muita dificuldade de ler textos enormes para a faculdade e isso vem desde o colégio.

      Também acho que os clássicos precisam ser muito respeitados e pretendo continuar lendo os que me chamarem a atenção. Eu também leio desde bem pequena e sempre adorei, mas não era Literatura com L maiúsculo que me chamava a atenção até uns 12 anos.

      Eu li "A Revolução dos Bichos" e adorei! Talvez depois eu poste sobre ele, tenho um pouco de preguiça agora porque eu li em inglês e todas as minhas marcações estão em inglês, então tou com preguiça. hahah

      Você deveria fazer mais sugestões de livros no seu blog, são todas muito boas!
      Bj!

      Excluir
  3. Amo Orgulho e Preconceito (já reli algumas vezes e acho que ler JA em inglês vale a pena), não gostei de On The Road(demorei um mês pra ler porque procrastinei) e quero ler As Intermitências da Morte.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carissa, quanto tempo! Eu tenho que voltar a ler Orgulho e Preconceito, mas minha vontade de ler On the Road sempre cai de novo, tristeza isso. Eu "já" terminei alguns dos livros dessa lista. Tou devendo resenhas, né? Elas virão. Bjs e obrigada pelo comentário! :D

      Excluir
  4. Tu gosta de Saramago?
    Já leu "Ensaio Sobre a Cegueira"? Pra mim é o melhor dele! Melhor que "Evangelho Segundo Jesus Cristo", que é o mais popular!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li Ensaio, mas quero muito ler! Eu estou andando devagar com Saramago porque eu não curto este lance de não pontuar e não pôr parágrafos... Eu parei no meio da leitura de Intermintências, já tinha até me acostumado com isso dos parágrafos e tal (apesar de ainda achar um saco), mas me desinteressei um pouco da leitura... Vou tentar terminar esses livros no começo de 2013 (pois é, por incrível que pareça ainda não terminei!), eu leio muito devagar e ainda por cima estamos fazendo o TCC :(

      Excluir