sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Definição do dia #1 -- Liberdade

Fui eu que fiz esta foto, lá em Brasília. :) Apliquei o filtro Lo-Fi do Instagram.
LIBERDADE: segundo o Houaiss significa: "1. independência. 2. condição de estar livre. 3 licença, permissão. 4 intimidade."
 Mas anteontem eu assisti a um filme chamado "Pane e libertà" e Pepino, o menino que é personagem principal, encontrou no seu dicionário uma definição bem mais poética do que a do Houaiss: "faculdade do indivíduo de agir ou pensar com plena autonomia."
________________________

   Resolvi criar esta "seção" para o blog depois de ler o livro "A delicadeza" de David Foenkinos. Nele, há um personagem que todos os dias olha a definição de uma palavra. (Depois venho falar mais sobre o livro.) Eu não pretendo trazer uma definição nova diariamente, mas às vezes virei com uma palavrinha para nós. Claro, quando for uma palavra comum (como a de hoje) a intenção é jogar uma nova luz sobre uma palavra já conhecida e, como no caso do filminho citado, fazer refletir sobre a amplitude do significado de uma simples palavra, além de adicionar uma dose de poesia ao nosso dia.

4 comentários:

  1. Lourdinha Viana9/17/2012

    Oi, Luciana..eu gostaria de saber se o livro é em português e de qual editora, se for possível. Obrigada. Lourdinha Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdinha,

      claro que é possível! O espaço dos comentários é dos visitantes do blog, pode ficar a vontade para pedir coisas que eu farei sempre o que for possível.

      O livro foi originalmente escrito em francês e foi traduzido para muitas línguas, inclusive virou filme e acho que saiu de cartaz recentemente. (Pelo menos aqui no Recife ele eu nem consegui ver, saiu há bem pouco tempo, snif!)

      O título em português é "A delicadeza" de David Foenkinos e a editora é a Rocco. Ele é fininho, tem 191 páginas. :)

      Excluir
  2. Isso me lembra a cadeira de filosofia que a gente teve no primeiro semestre da faculdade. Acho que nunca pensei tanto sobre a vontade do indivíduo e sobre as escolhas que fazemos, a ponto de ficar um pouco abalada, haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu penso muito sobre essas coisas, adoro uma filosofia! Guilherme diz que eu fumo maconha estragada porque viajo demais, mas prefiro dizer que a maconha é vintage! haha (Para os que não me conhecem: eu não fumo maconha não, tá? Rs é só modo de falar)Bjs.

      Excluir