segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Definições do dia # 2 -- Federação e Confederação

 Vocês sabem a diferença entre federação e confederação? A seguir, as definições do Houaiss.

  FEDERAÇÃO: "1 união de estados sob um governo central." (Tem outras definições no dicionário, vai lá ver! Essa é a que interessa aqui hoje.)

  CONFEDERAÇÃO: "1. associação de estados autônomos sob um governo central." (Também tem outras definições, que inclusive têm sentido próximo aos sentidos que eu não trouxe para cá de federação.)



  Às vezes ouvimos essas palavras como se fossem a mesma coisa, mas não são. E esta diferença não é sutil! Define quem realmente manda. Por exemplo: os Estados que compõem a União Européia são autônomos, por isso são uma confederação. Eles delegam o poder que têm para a instituição central (UE) e, em geral, só são obrigados a obedecer ps desígnios desta se eles próprios tiverem feito parte do poder que criou esta imposição.
Já o Brasil é uma federação, pois se Pernambuco fizer uma legislação que conflite com as legislações brasileiras, ela não pode ser efetiva. Mas os estados têm algum grau de autonomia mesmo assim. Existem legislações específicas de cada estado e elas são respeitadas, desde que não conflitem com as brasileiras, que são as principais.
  Os Estados Unidos são um caso bem peculiar. São uma federação, mas os estados gozam de muita autonomia. Mas, em última instância, decide uma corte federal.
 Para quem quiser entender melhor, os títulos dos verbetes são links para as respectivas páginas na Wikipedia.
 A palavra-chave para entender a diferença é SOBERANIA. Mas isso já é assunto para outro post. :)
___________________________

  Resolvi criar esta "seção" para o blog depois de ler um livro sobre o qual já prometi falar: "A delicadeza" de David Foenkinos. Eu não pretendo trazer uma definição nova diariamente, mas às vezes virei com uma palavrinha para nós. Claro, quando for uma palavra comum a intenção é jogar uma nova luz sobre uma palavra já conhecida, fazer refletir sobre a amplitude do significado de uma simples palavra e adicionar uma dose de poesia ao nosso dia.

7 comentários:

  1. Lourdinha Viana9/17/2012

    Oi, Luciana, como vai? gostei do formato do seu blog..Achei bacana a colocação da diferença entre federação e confederação.Eu não sabia. Não pode haver confusão, não é? qdo a gente está informado sobre os termos,entende melhor os textos que lê.Eu tenho curiosidade em entender como é o processo da escolha do presidente americano; não é como no Brasil...se um dia vc escrever sobre o tema,eu vou ler também..desejo tudo de bom.Ah, esqueci de citar que gostei demais do mapa. Lourdinha viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdinha,
      muito obrigada pelos elogios! :D Eu pretendo continuar com as definições, acho que sempre pode ser relevante para alguém. Eu acho que devo acabar escrevendo sobre as eleições americanas, até porque estamos perto de uma! Boa ideia, vou tentar fazer. Mas realmente ela é muito complicada e cheia de detalhes.
      Obrigada pelo seu comentário e volte sempre! Eu desativei aquelas letrinhas chatas. :)

      Excluir
    2. Lourdinha9/19/2012

      Oi..foi simpático desativar as letrinhas. Algumas são complicadas de ler; elas tinham algum função importante no blog? eu nada entendo de blog,mas gosto de ler alguns blogs bem escritos.Eu tenho uma curiosidade básica sobre política americana..se eu fosse americana, morasse nos EUA, eu, pessoa comum, sem afiliação em partidos, votaria para presidente?Lourdinha.

      Excluir
    3. Oi, Lourdinha, obrigada pelos seus comentários! Seja sempre bem-vinda (ou benvinda? odiei o novo acordo ortográfico!) aqui no meu blog. :)

      Se você não for uma política (isto é, uma "pessoa comum")você não vota diretamente para presidente. Vota indiretamente. Escolhe alguém (chamado em português de "delegado". Nós não temos uma função análoga. Não é como os nossos delegados de cadeia, eles são políticos mesmo.) que escolhe para você. É complexo, mas a parte importante de entender não é muito complicada.
      Olha esse link aí embaixo, ele tem um texto enorme sobre o assunto e, se você preferir (eu prefiro!) no fim da página tem um infógrafico (interativo, tem horas que tem que passar o mouse em cima para ver outras informações) explicando em menos detalhes. Recomendo! :)

      {Tem que copiar o endereço abaixo no navegador, não dá para clicar} Volte sempre! :)

      http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL239363-5602,00-ENTENDA+COMO+E+A+ELEICAO+NOS+EUA.html

      Excluir
    4. Ah, não se preocupa não. Eu também detesto aquelas letrinhas e elas não servem para nada não, só para serem chatas mesmo.

      Excluir
    5. Lourdinha9/20/2012

      Muito obrigada pela atenção...eu continuo gostando muito do seu mapa,fazia tempo que eu não via um mapa do país. bjos.

      Excluir