terça-feira, 18 de setembro de 2012

"A delicadeza" de David Foenkinos

  Durante a minha viagem para Brasília para participar do Estágio-Visita da Câmara dos Deputados (sobre o qual eu pretendo falar mais em outro post), eu fiquei com uma sinusite fortíssima que me deixava de cama quando eu não estava nas atividades previstas ou preenchendo o diário de campo (relatório). Vejam bem: eu sou recifense, estou bastante acostumada à umidade. Brasília estava passando pelo período mais seco em não sei quanto tempo, a umidade estava cerca de 10% e já era a segunda semana que eu estava tendo que enfrentar isso. Ainda por cima eu estou tomando um remédio para acne (Roacutan) que piora tudo, do meu humor à hidratação da minha pele.

  Isso tudo para dizer que eu tive tempo de ler nesta semana do Estágio-Visita um livro que adorei: "A Delicadeza". Ele não é incrível e nem um livro que todo mundo precise ler, mas é doce. Daria uma nota entre 7,5 e 8 para ele. É um ótimo livro para quem está cansado, por exemplo, pois ele tem toda uma leveza relaxante. E essa leveza poderia ser bobinha, mas, por incrível que pareça o livro é um drama. Sim, um drama! Conta a história de uma moça que tenta refazer a sua vida depois de perder o marido por quem era bastante apaixonada. Ele é, exatamente o que o nome sugere: delicado.
  Durante a leitura, eu anotei as duas passagens (entre outras muito bonitas) que mais me chamaram a atenção.Elas não contêm spoilers. Foram:
  1. "Talvez haja uma espécie de ditadura das coisas concretas, que contraria permanentemente as vocações." Gente! Isso é genial! hahaha Isso traduz a decepção de todas aquelas pessoas que gostariam de ser brilhantes escritoras e passam seus dias em entediantes trabalhos burocráticos. A burocracia consegue ser bem concreta...
  2. "O sentimento amoroso é o sentimento que mais culpa transmite. Acabamos por achar que todas as feridas do outro foram provocadas por nós." Quem nunca? rs.
 O título original do livro é "La Délicatesse" (quase uma padaria. haahah como eu sou engraçada!...) e o autor se chama David Foenkinos. O cara estudou Letras na Sorbonne e tem mais uns três livros publicados em português, todos pela Rocco. Ele é bem fininho, tem só 191 páginas e a leitura é bem fluida, entre os capítulos da trama tem outros com listas sobre temas "relevantes" ao contexto. Este livro também inspirou uma obra de arte da humanidade: minha seção de "Definições do dia" aqui no blog, hahaha (ironia).

  Para quem quiser comprá-lo: dei uma pesquisadinha no preço e eles estão bem parecidos. O mais camarada que encontrei foi o da Livraria Saraiva (clique), mas ele parece ser promocional (ou seja, passa). No Submarino (clique) está um pouco mais caro, mas esse parece ser o preço que eles mantêm.

O FILME

O cartaz original.

 O livro foi adaptado para o cinema com a Audrey Tautou no papel de Nathalie, a personagem principal. Esse cartaz é liiindo (porque ela é linda, meiga...)! Fiquei doida para assistir ao filme depois de ler o livro. Alguém aqui já viu o filme ou também leu o livro? Gostaram?




{Observação: acima está o trailer do filme. Estou avisando porque pode não aparecer no navegador de alguém.}

8 comentários:

  1. Lourdinha9/19/2012

    Oi, Luciana...eu vi esse filme num cinema de BH,o cine Belas Artes, dessas salas de cinema antigas, uma das poucas salas de cinema restantes em BH, as outras são nos shoppings..Mas então, eu fui ver esse filme com uma amiga, numa tarde de quarta-feira.É lindo e delicado filme,faz bem pra gente ver uma coisa bonita assim. Eu gostei tb da fotografia, da atriz, das roupas que ela usa no filme...eu gostei particularmente da última cena;eu não sabia do livro. Fiquei com vontade de ler. Um abraço. Lourdinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lourdinha. Obrigada por voltar ao blog! Você ficou com vontade de ler o livro e eu de ver o filme! Ninguém que eu conheça já tinha visto o filme. Agora, com uma crítica positiva, fiquei mais curiosa ainda! Se você ler o livro, passa aqui para contar se gostou. :)
      Ai, essas salas antigas normalmente são lindas. Ai no Recife só tem uma hoje em dia (eu acho): o Cinema São Luís. Ele é lindo.
      Um abraço para você também!

      Excluir
  2. Lourdinha Viana9/19/2012

    Oi, Luciana. Eu gostaria de saber se vc se importa que eu publique, no meu facebook, alguns posts seus, como esses do filme e do livro..um abraço. Lourdinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me importo nem um pouco, Lourdinha! Obrigada por divulgar o blog. :D Bj.

      Excluir
  3. quero muito ler o livro e ver o filme, muito amor :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís!! Eu posso te emprestar o livro e depois a gente poderia alugar o filme, né? Bj.

      Excluir
  4. Lu, você fala tão bem dos livros que a minha lista "para ler" só faz aumentar! Agora que eu vi que o filme é com a Audrey Tautou, entrou para a lista "Tenho-que-assistir-urgentemente!", mas antes eu tenho que ler o livro, hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha As nossas listas de ¨para ler¨ nunca vão parar de aumentar (o que significa que nunca vamos terminá-la... perturbador!)! Eu acabei de emprestar o livro a Taís(você estava lá e viu, rs), mas acho que ela vai ler bem rápido porque ele é pequeno. E você está convidadíssima para quando formos alugar o filme (se formos). Vamos? :D Bjs.

      Excluir