quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Roacutan - depoimento

   Eu já tinha pensado em escrever aqui sobre o tratamento que fiz durante este ano para acabar com a acne e que deu muito resultado. Eu sempre deixava para lá porque, no momento, eu não conheço ninguém que esteja interessado em fazer o mesmo tratamento, mas de vez em quando aparecia alguém que comentava sobre amigos fazendo, ou sobre como a minha pele está melhor. Até que ontem um amigo me mandou uma mensagem cheia de perguntas, pois uma amiga queria iniciar o tratamento. Então eu percebi que realmente precisava fazer a série de posts que vinha planejando. Este primeiro vai ter só um (longo) depoimento; no segundo eu pretendo dar dicas breves para quem está fazendo o tratamento (droga: Roacutan); e farei um terceiro se aparecerem muitas dúvidas.
DEPOIMENTO

Parte I - o desabafo
    Eu fui uma adolescente (15, 16 anos) com um pouco de acne, nada grave. Usava sabonete e tônico específicos para pele oleosa ou muito oleosa, passava gel secativo quando aparecia alguma monstra, me chateava quando eram muitas, odiava os cravos, esfoliava às vezes e nem me preocupava muito com maquiagem. Resumindo: tinha uma acne "saudável", que não me preocupava se eu não tivesse alguma festa, ou seja, a vida era simples, rs. O que me incomodava de verdade, me deixava até um pouco envergonhada era a piscina de óleo que era sempre visível, principalmente na testa, mas aí eu me escondia no banheiro, lavava e tal... Resolvido.


   Até que alguma coisa muito estranha aconteceu: já na faculdade, com uns 20 anos na cara, pipocam muuuuitas espinhas e nem eram na área de costume da adolescência. Naquela fase, as queridas apareciam principalmente na testa e no nariz. Agora, elas estavam aparecendo nas laterais do rosto, na bochecha. Bom, elas só apareciam de lado, eu nem as via muito, tentei não me preocupar de início. Acontece que elas não iam embora; pelo contrário: começaram a nascer umas em cima das outras, formando um triste sorriso do Coringa do Batman que nunca cicatrizava.
     Acho que isso tudo aconteceu porque eu estava muito estressada desde que meu lindo namorado tinha ido fazer um intercâmbio na Alemanha, país de moças pouco bonitas, ou melhor: dentro do padrão de beleza vigente na nossa sociedade. Ele deveria demorar cerca de oito meses fora. Bom, eu nunca neguei que fosse ciumenta, mas eu não poderia imaginar que um intercâmbio pudesse causar tal reação. Além do mais, não era só o ciúme: esta pessoa com quem eu me importava só um pouco (namorado) é uma pessoa solar e aparentemente precisa de sol para ser feliz. Enquanto tinha muita luz em Berlim, tudo ótimo. Depois, quando chegaram as estações menos luminosas, a criaturinha começou a ficar tão tristinha e eu nem podia fazer nada... Foi de partir o coração. Ou seja: quando ele saía para se divertir, eu ficava insegura (juro que evitava deixar transparecer, queria mais que ele saísse) e quando ele se trancava em casa eu ficava preocupada! De qualquer forma, não posso provar que o estresse tenha sido a principal causa, mas o dermatologista concorda com este ponto de vista.
     Agora, se você perguntar para as minhas lindas (de verdade) amigas da faculdade, elas vão dizer que não lembram dessa acne toda de que eu estou falando. Bom, digamos que eu fiz o possível para não deixar rastros: eu ia sempre maquiada para a faculdade, pois não queria que o mundo visse aquelas coisas bonitas, eu não tirava fotos, praticamente; eu apagava as piores fotos que alguém eventualmente conseguisse tirar, eu só tirava fotos de frente, em que as belíssimas mal apareciam.
   As pessoas se dividiam entre as descritas acima, que aparentemente não vinham nada de estranho e as que faziam o maior escândalo. As últimas se concentravam principalmente na minha família. Não guardo mágoa porque eu sei que elas sempre procuravam o meu bem quando comentavam este tipo de coisa, mas eu, pessoalmente, quando vejo um problema NA CARA de um amigo meu não grito aos quatro ventos, não. Chamo o meu amigo, discretamente num cantinho e pergunto se está acontecendo algo, explico porque me preocupei e pergunto se ele precisa de ajuda. Bom, foi assim que minha mãe me ensinou, mas a minha mãe é uma pessoa particularmente bem educada e a maioria das pessoas confunde ser "verdadeiro" com ser mal-educado. Confesso que na época que todas as pessoas estavam me enchendo o saco com isso eu fiquei bem magoada. Como é que, no único lugar em que eu me sentia "segura" para ir sem maquiagem e em que achava que as pessoas seriam mais cordiais, elas ficavam me lembrando de como eu estava feia? Será que elas realmente achavam que eu não tinha espelho em casa? Mas depois, quando fui melhorando, a mágoa passou. :)
   Bom, mas eu tinha que fazer algo com essas benditas na minha cara! Acho que as únicas pessoas que lembram realmente de como o meu rosto ficou foram as pessoas que me viam sempre sem maquiagem: minha mãe, meu pai, meu irmão, meu bofe (enquanto ficou hospedado na mesma casa que eu), Renzo e Laura (um casal amigo muito querido que me hospedou por meses na Itália; ela até saiu para comprar remédios para os meus bruffoli comigo -- em italiano, até o nome é horrível! rs). O resto do povo ou me via de maquiagem ou não me via com muita frequência. Ah, claro, o dermatologista. Mas ele talvez nem lembre porque com dois meses de tratamento já começou a melhorar.
 
Parte II - o tratamento
   No início eu fiquei muito reticente quanto a usar o Roacutan pois a droga é muuuito pesada, tem um monte de efeitos colaterais e eu conhecia muita gente que usou, todas com sucesso; algumas mais satisfeitas que outras. Mas o que me deixava com o pé atrás mesmo era que, mesmo na pior fase da minha acne, ela não era do tipo mais severo. Ela era muito, muito forte na área do sorriso do Coringa e no resto do rosto onde aparecia (testa, sempre!) era um pouco mais fraca. Então minhas dúvidas eram: esse remédio que é indicado para os casos mais severos vai ser indicada para mim, que tenho um quadro entre moderado e severo (definição do meu dermato)? Eu sabia que existiam acnes muito piores... E se eu usasse este medicamento que é considerado tão forte, tão invasivo, será que teria mais efeitos colaterais?
   Descobri, então, depois de consultar dois dermatologistas diferentes, que o Roacutan não é indicado apenas para os casos mais severos de acne, mas até para tratar problemas de muita oleosidade. Ou seja, ele funciona para toda uma gama de problemas, inclusive o meu. Depois de esclarecer muitas dúvidas com o médico, resolvemos (eu e meus pais) que era melhor mesmo tomar essa porcaria e ficar livre desta chateação de uma vez, afinal muitos dos usuários do Roacutan não têm mais problemas sérios de acne depois. Então eu comecei o tratamento, achando a maior facada o preço do "remédio de marca" da Roche.
    Fim do primeiro mês: a pele está bem menos oleosa e o principal efeito colateral começou, a boca está um pouco ressecada.

    Fim do segundo mês: algumas espinhas estão começando a desaparecer e não nascem novas, isso já é muita felicidade! Mas se você ainda vai começar não espere que seja tão rápido, em algumas pessoas demora mais a fazer efeito e, na maioria, piora um pouco no início. A minha boca ficou um lixinho, toda arrebentada...
    Terceiro: mais espinhas desaparecem e aparecem outros efeitos colaterais. Eu não vou ficar listando-os aqui porque não quero desincentivar ninguém, mas de qualquer jeito, eu tive mais efeitos colaterais que os meus amigos que também usaram o remédio. Minha mãe acha que eu sou muito influenciável, mas eu só olhava a bula quando algo estranho acontecia por muito tempo, então acho que ela que é exagerada.
    Daí em diante: a pele fica muito sensível, qualquer coisa arranha e a deixa avermelhada, é realmente chato. No fim do tratamento, até as marquinhas coloridas começaram a desaparecer, mas eu usei muito fielmente o protetor solar, como o médico mandou. Além disso, eu não tinha cicatrizes profundas, só umas bem superficiais, que saíram. A pele da boca e do corpo ainda fica sensível por um belo mês depois do fim do tratamento.
    Depois de quase dois meses do fim do tratamento: primeira coisa: só bebo socialmente, mas comemorei com caipiroskas o fim do tratamento! hahahahaha Eu nunca bebo mais do que dois drinks ou taças de vinho, mas não poder beber NUNCA fica chato lá pelo meio do tratamento. Mas falando sério: apesar de ter que ir TODO MÊS no dermato e fazer exames de sangue mensalmente (!) e apesar dos efeitos colaterais comuns (boca, nariz e olhos ressecados, pele sensível etc) e dos especiais para lucianas, adorei! Minha pele ainda está um pouco sensível (acabei de ter uma alergia fraquinha a um protetor solar), porém lisa, ainda tenho algumas manchinhas, mas cuido bem delas rs, elas não me incomodam. Quando tenho uma festa mais importante cubro com corretivo e base e fica quase perfeito! Mas eu não ligo para a perfeição, portanto vou deixá-las em paz... Chato é que meu cabelo tá bem oleoso de novo, mas esse nem era o problema inicialmente, então tá tudo certo. Saldo extremamente positivo, mesmo com os desconfortos do processo.

    Abaixo duas fotos do "depois". Como eu disse, na pior fase eu me escondia de câmeras como o diabo corre da cruz, então não tenho fotos que mostrem claramente o tamanho do pobrema. Mesmo em fotos de viagem, eu estou maquiada e só guardei as dos ângulos mais favoráveis. E não vou colocar as que eu estou maquiada, mesmo que dê para ver muitas espinhas porque, né, MAQUIAAAGEM! Não dá pra ver a gravidade da situação.
FINAL FELIZ:
Este senhor garboso é meu avô e a foto é do dia 26, aniversário dele.
    Foto tamanho gigante para vocês verem que as manchinhas foram quase todas embora. Não sei porque essas bem na frente da cara cismaram em me fazer parecer uma matutinha... Eu estava sem maquiagem no aniversário do meu avô. Eu tirei essa foto do Instagram e ela tá com o filtro LoFi, que deixa a foto ligeiramente menos nítida (que teoricamente faz as marcas ficarem menos visíveis, porém...) e com mais contraste (que significa que daria para ver melhor cores contrastantes, certo, certo??).
Luciana: só na caipiroska de wiki.
    Neste dia, Luciana estava com preguiça de se maquiar e fez isso que vocês estão vendo nas pressas, no carro. Por isso o panda invertido. Usei só corretivo, blush e um pouco de lápis marrom. A foto tá uma caca, totalmente desfocada... Dá pra ver que as manchinhas ainda estavam ali? Não que eu ainda ligue para elas... :D
   Desculpem falar de mim mesma na terceira pessoa, mas é muito estranho me descrever em fotos xD
{Gentem, amanhã eu corrigo isso aqui melhor, desculpem possíveis erros ortográficos, mas estou cansada... Até! }
    Para quem for totalmente voyeur curioso e quiser ler ainda mais sobre o processo com o Roacutan, encontrei um blog só disso: o Diário do Roacutan.

21 comentários:

  1. se nao fosse tao caro, eu ja teria tomado de novo pra ver se agora funcionava... apesar de estar bem melhor q antes e eu pelo menos n ter mais vergonha de sair na rua, sabemos q n fiquei tao bem qnto tu. Ainda bem q funcionou mto bem pra tu, pq pelos efeitos colaterais, vc mereceu! :) muito bom o post, tira duvidas de gente q ta querendo tomar, sem duvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís, acho que a maior diferença entre nós duas é que você ainda ficou com algumas cicatrizes, mas, sinceramente, se eu fosse vc acho não tomaria de novo, eu gosto muito do jeito como a sua pele está. Acho ela linda! E o tratamento é longo e chato. Mas não quero desencorajar também, cada um sabe onde o calo aperta...
      O post ficou enorme hahaha Depois eu faço pelo menos o outro, das dicas. Acho que vou pedir sua ajuda, viu? Beijo!

      Excluir
  2. o saldo do tratamento no final na grande maioria das vezes eh positivo. Isso ja conforta :)

    ResponderExcluir
  3. Luciana, só hoje terminei de ler o post (desculpa!), mas você escreve tão bem que nem parece ser enorme, e sim mais uma conversa que a gente tá tendo. Mesmo vendo você com maquiagem, não vi tantas espinhas assim, mas como você mesma disse hoje, parece sempre mais monstruoso para a gente do que para os outros... Fico feliz que você gostou do resultado e que não os efeitos colaterais não permaneceram. Vou indicar esse depoimento para quem quiser saber sobre o Rouacutan, como eu falei para Rebeca, que daqui a pouco vai comentar aqui (uma redação, tô avisando logo!). Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,
      a pior fase realmente foi já nas férias, antes de eu viajar para a Itália. Inclusive várias pessoas lá comentaram comigo, apesar de eu usar maquiagem sempre também lá. Antes de eu sair daqui tava ruim já, mas foi lá que o bicho pegou. Inclusive minha mãe ficou louca porque ela ficava me vendo pela webcam sem maquiagem e tava bem lindo...
      Obrigada, pode indicar para todo mundo mesmo, eu agradeço!
      Beijos!

      Excluir
  4. Luciana, eu tava procurando informação sobre o tratamento com Roacutan, e já até conversei com uma dermato muito boa, que atende aqui perto de casa... Carol acha que eu não preciso, mas como você falou, cada um sabe onde o calo aperta... E eu me sinto muito desconfortável, assim como você, pra sair em fotos ou até mesmo sair de casa. :P
    Porém, ainda não tenho coragem de fazer o tratamento... Estou primeiro testando todas as alternativas possíveis até o tratamento ser a última opção. Foi até o que a dermato sugeriu, que eu usasse os cremes que ela receitou e tivesse acompanhamento da gineco e endocrino, pois acreditamos ser um problema hormonal...
    Agora uma coincidência com o meu caso e o seu (na verdade, duas coincidências): o caso das acnes aparecem depois dos 20 anos e o "fator stress". Assim como você, na adolescência, eu não tive acne como estou tendo agora. Só em época menstrual apareciam umas e outras, mas fora isso só cravos no nariz (típico de pelo oleosa, como a minha). De um ano pra cá eu percebi uma mudança muito brusca na minha pele, não só no rosto, sabe? E acho que o "fator stress" se deu por causa de umas mudanças na minha vida, como o término da faculdade etc. Acho que tudo isso ajudou muito pra esse aparecimento de acne, que antes não aparecia. E isso é interessante, porque além do seu depoimento, já li de outras mulheres, e os casos são muito parecidos. Eu gosto de colocar a culpa nos malditos hormônios. kkkkk)

    E como Taís falou, muito bom o post! Esclarece bem o tratamento, e o melhor é o fato de ser um depoimento mesmo... Dá pra entender o seu desconforto e porque a decisão de fazer o tratamento. Algumas pessoas acham que é por pura "ditadura da beleza", mas nem sempre é o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca,
      eu também fiquei reticente em relação ao tratamento, até porque quando falava com as pessoas, muitas diziam que não precisava, mas a maioria sequer me via sem maquiagem! Teve uma época que eu também nem queria sair de casa. O que eu posso dizer é: SAIA SIM! Quando seus pais chamarem e você não quiser ir, se esforce e vá! Carol, arraste ela! É importante porque isso é o tipo de coisa que mexe com a auto-estima e pode levar a depressão, principalmente se dá vontade de se esconder dos outros! CUIDADO! E saia com seus amigos também, (se achar que precisa)se maquie (tá certo isso?)e vá!
      Eu também testei tudo que era coisa antes de ir para o Roacutan, ácidos, vitaminas etc. Porque o tratamento é um pouco agressivo e tinha o risco da depressão (eu queria passar longe deste risco porque eu já estava me sentindo muito mal pela minha aparência!) Até onde eu sei, em muitos casos terapia hormonal funciona! Essa foi uma possibilidade que eu preferi não testar porque com o Roacutan era menos provável que voltasse tudo depois.
      Malditos hormônios mesmoooo!!! Mas uma futura Luciana idosa responde: ruim com eles, pior sem!! rs rs
      Concordo com você, não acho que isso especificamente tenha a ver com "ditadura da beleza" ou "pura vaidade". Tipo... pode perguntar a Carol, eu já tive outros grilos (tornozelo, testa etc, não quero comentar todos aqui hahaha), mas desses eu desencanei até por pensar que, isso sim, tinha a ver com um padrão de beleza imposto. Mas será que meus cankles eram realmente um problema?? Nah! Meus pais acham bonito, meu namorado e eu nem tenho muita vergonha deles! rs Quer dizer, eu penso assim: sem tem gente que acha bonito (coloque aqui qualquer coisa: cabelo cacheado/liso demais, peito grande/pequeno, ser mais magrinha/gordinha etc),então TALVEZ eu possa aceitar aquilo que algumas pessoas podem achar um defeito. Mas acne? Me diz quem acha bonito! Outra coisa: diferente de alguns outros defeitos é uma coisa que você vê TODAS AS VEZES que se olha no espelho. Ninguém merece! Acho que tentar melhorar uma coisa que REALMENTE nos incomoda mesmo depois de racionalizar é uma questão de amor próprio. Então, da próxima vez que vierem falar de ditadura da beleza com você, pode partir para a agressão física! kkkk Brincadeira! Parta não! xD
      Putz, é só falar em ditadura da beleza e imposição social #machismo que eu me revolto e escrevo um post dentro do post.
      Beca, muuuito obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Eu tomei em 2012 e foi a melhor atitude q tomei graças ao roacutan

      Excluir
  5. ARRE! escrevi um monólogo. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se preocupa não, agora virou diálogo, hahaha. Tá um post no post.

      Excluir
  6. (kkkkk) pois eu gosto de respostas assim: MONSTRAS! ;D
    e quanto ao tratamento, eu ainda vou pensar bastante e avaliar se vale mesmo todo o inve$timento... né? beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah você é uma figura! Igual a Carol, rs.
      É bom mesmo olhar os prós e os contras. E tem que lembrar que no início do tratamento piora... Mas com uns 2 meses já começa a melhorar.
      Bj!

      Excluir
  7. Anônimo6/20/2014

    Olá, sempre tive muita acne desde a adolescência, sempre recorri aos tratamentos tópicos, agora aos 29 anos de idade, elas voltaram com força total, tive que recorrer ao ruacutan, tive muito medo de começar o tratamento, quando fui alertada pela dermatologista dos pros desse tratamento, mais graças a Deus ja estou na nona caixa, e tirando o ressecamento nos lábios, e ressecamento nas fezes, não tive outro problema, mês passado ainda saiu uma acne, mais foi de pouco volume e sarou logo, ainda tenho medo de n parar de sair mesmo após o término, por isso não vejo a hora que acabe logo e também para começar a usar algum ácido para tirar as manchas, pq o ruacutan em si não tira manchas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Anônima,

      sugiro que você beba muita água (pelo que disse, o ressecamento é generalizado...) e compre vários hidratantes labiais na farmácia (eu adorei um da Laby, é bem baratinho) e espalhe entre as suas bolsas e lugares em que fica mais frequentemente (ex.: quarto, sala da casa, escritório, etc)

      Se puder, combine os tratamentos (oral e tópico) para tirar as manchinhas mais rapidamente, converse com a dermato...

      Excluir
  8. Anônimo7/06/2014

    Olá, comecei a tomar Roacutan a 20 dias. E começou a aparecer umas pequenas manchas vermelhas (mão) e depois elas descascam. Tenho medica marcada pra daqui uma semana. Mas gostaria de saber se por acaso não teve essa reação? Apesar do tratamento ser bem chatinho devido os efeitos colaterais, estou com medo de ter q interromper o tratamento, logo agora q ja estava tendo muitas melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima(o),

      Eu sugiro que você dê uma olhadinha na bula, eu nunca ouvi falar desse efeito colateral aí... Eu até tive uns efeitos colaterais que mais ninguém que eu eu conhecia tinha tido porque eu viajei para Brasília na época mais seca, aí tudo foi pior... Mas não se desespere, talvez você não precise interromper o tratamento, talvez a médica só passe um hidratante, por exemplo!
      Isso também é uma coisa importante para esse tratamento dar certo: não podemos nos assustar facilmente porque tem mesmo alguns efeitos dele que nos deixam apreensivas.
      Boa sorte e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Anônimo7/12/2016

      Olá Boa noite! Eu também comecei a ter umas manchas avermelhadas e difusas pelos braços e dorso. Que coçam muito. Tb gostaria de saber se mais alguém apresentou este sintoma, pois estou com medo de ter que parar o tratamento devido á reações alérgicas graves.

      Excluir
  9. oiii, vou no dermato agorinha e provavelmente ele vai me receitar. Pelo que li o meu caso é muito parecido com o seu, comecei a ter um caso mais serio com as espinhas depois de velha ¬¬. Queria saber se arde muito a pele pelo ressecamento e se o cabelo fica muito ressecado tbm. Outra coisa que me assustou muito: li que toda a mucosa do corpo (se é que você me entende) resseca e isso me aflige kkkk

    ResponderExcluir
  10. oiii, vou no dermato agorinha e provavelmente ele vai me receitar. Pelo que li o meu caso é muito parecido com o seu, comecei a ter um caso mais serio com as espinhas depois de velha ¬¬. Queria saber se arde muito a pele pelo ressecamento e se o cabelo fica muito ressecado tbm. Outra coisa que me assustou muito: li que toda a mucosa do corpo (se é que você me entende) resseca e isso me aflige kkkk

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/20/2017

    Estou passando também por problemas de acne , tentei o uso de milhares de produtos sendo caseiro , epiduo , milhares de sabonetes. Minhas espinhas não são tão graves como pensam, deixam marcas e ficam inflamadas. As espinhas não causam problemas só na parte superficial do meu rosto, causam tb os maiores problemas na minha vida social e na minha saúde menta. Sei que posso dormir me sentindo bonito e confiante em um dia , porém , no outro acordo com mais de 5 e sempre fico ouvindo que não está bom . No calor então nem se fala, o poros se abrem mais e começa a "pinicar" .Tem dias que não consigo sair do meu quarto e talvez acho que eu possa ter depressão. Continuando , fui exatamente nesse dia que escrevo na dermatologista e ela passou esse remédio roacutan, pediu alguns exames como de sangue e de psiquiatria. Sei dos efeitos e gostaria de saber , será que eu tomo ou não?

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Já fiz o tratamento com o isotretinoina na adolescência e o resultado foi maravilhoso. Hoje, com 26 anos estou fazendo novamente. Porém para mim o pior efeito colateral é o mal estar no estômago. Você também teve este efeito colateral? Se Sim, tem alguma dica?

    ResponderExcluir