segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Amar se aprende amando" de Drummond

 Ano passado eu fiz aqui uma resenha do livro "Amor Natural", de Drummond. Eu não gostei daquele livro e também não gostei muito deste, vou logo avisando. Porém, apesar de ser o mesmo autor, os estilos são completamente diferentes: aquele eu achei uma baixaria só e esse tá longe disso. É importante dizer logo que eu não sou uma grande fã de poesia em geral, mas continuo tentando. Vi recentemente uns vídeos sobre poesia do excelente canal (que eu conheci a pouco) da Juliana Gervason e talvez eu não devesse ter "começado" esta empreitada com o Drummond, posso estar sendo injusta, talvez eu ainda não tenha a sensibilidade necessária para este livro. Ou talvez ele seja só chato mesmo...

"Por fora...

 Dei só uma estrelinha no GoodReads ("didn't like it") :( . Tem 3 poesias que eu achei *sensacionais* e outras 7 de que eu gostei muito, mas o livro tinha um total de 68 poesias, isso dá um aproveitamento pífio de aproximadamente 15%!! (eu e minhas estatísticas...) Talvez eu esteja sendo muito  rigorosa, já que gostei de algumas partes das outras 58. Mas não mexeram comigo, entendem? E poesia é sentimento...

 O que realmente me incomodou é que este livro está cheio de poesias para pessoas que só ele conhecia, louvando aniversariantes e festas de casamentos, bodas... Que saco, Drumminho! #íntima rs. Sinceramente, até agora gosto muuuito mais das poesias de Camões ou Mario Benedetti...

Mas vou ser justa: as raras poesias de que gostei, são excelentes! Ele nos brinda com seu estilo delicado de cronista e nos mostra a beleza nas coisas mais simples. Isso é, na verdade, o que eu mais gosto na escrita dele, enquanto prosador. Fico até triste de não gostar das suas poesias e vir aqui falar isso, sinto que estou fazendo um desserviço danado, afinal é um autor que eu adoro... Mas nem "O Amor Natural" nem "Amar se aprende amando" estão entre seus livros poéticos mais antológicos, então pretendo ler ainda "A Rosa do Povo" e "Sentimento do Mundo" e se eu não gostar deles dois nunca mais leio um livrinho sequer de poesia desse homem!! kkk 

Já das crônicas eu sou fã, qualquer dia desses resenho "Moça Deitada na Grama", quando eu o reler. Já prometi isso em um comentário da última resenha.

Abaixo, uma das minhas poesias preferidas deste livro: Nova Rua São José. Foi difícil escolher qual colocar aqui porque eu adorei também outras duas: A amiga voltou e Liquidação de inverno.

NOVA RUA SÃO JOSÉ
Cultivando o prazer de andar a pé,
tiro dos meus alforjes lexicais
o mais puro louvor a Gildo Borges,
renovador da rua São José.
Quem ali passa logo se detém,
senta no banco (banco de sentar,
não de pagar imposto e duplicata)
e escuta, embevecido, uma sonata.
De que piano vem, música errante,
se não vejo instrumento musical?
Vem de sentir no ar essa aliança
entre a cidade e a forma natural.
É pedaço de rua, por enquanto,
mas nele se devolde à criatura
o pouso, a paz, a pomba, o pensamento
de existir, existindo com doçura.
Em seus vasos, a múltipla folhagem,
ainda tímida, pede-nos licença
para ofertar sua presença
consoladora do monstro-garagem.
A flor, em flor, na rua -- que convite
ao passante angustiado: "Pára um pouco.
Dez ou quinze minutos de far-niente
E voltarás depois ao mundo louco.
Mas voltarás de cuca restaurada,
alma leve, levando na lembrança
um bailado de asas e a dourada
alegria da hora lenta e mansa.
Aqui não te persegue carro trêfego,
maléfica fumaça, rumor túrbido,
aqui encontrarás paradisíaca
pasárgada de pobre e milionário.
Aqui é teu domínio; aqui és rei
de teu nariz, das nuvens e das aves,
e fruirás o simples estar quieto,
erigindo o relax em tua lei."
Assim murmura a flor, e corre a brisa,
"Apoiado" ciciando ao perpassar,
enquanto São José, na sua igreja,
e Tiradentes põem-se a meditar
(pois estátua medita) e os dois reunidos
aprovam Gildo Borges e seu sonho
de tornar a cidade mais humana
e cada ser humano mais humano.

Este foi o terceiro livro que terminei de ler este ano. Para ver os outros posts do desafio literário, cliquem no marcador abaixo. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário