terça-feira, 5 de março de 2013

Fevereiro 2013 - Livros

Genteee, faiô! rs Eu não li 3 livros este mês, nem 2,5! xD Estou bem metida nas coisas da monografia e o blog só tem tido fôlego porque eu gasto boa parte do tempo livre aqui. Mas as leituras mal se mexeram em fevereiro. (E provavelmente vão se mexer menos ainda em março, já que o prazo da monografia está terminando. Talvez eu nem poste os "livros lidos" deste mês, mas compenso em outros depois, quando eu for uma pessoa "livre".) De qualquer forma, eu ainda estou dentro "da meta" do Desafio Literário. O widget do desafio lá no GoodReads diz que eu ainda estou "on track". Tem ele aqui no layout do blog também, na parte de baixo da coluna da direita.

*
Observação: As ilustrações das capas dos livros não são as das versões que eu tenho aqui em casa. São as imagens que eu gosto mais, dentre as opções que o GoodReads dá para cada título. Quando tem a minha capa, eu seleciono. E, sim, esta é uma cópia clara e deslavada do layout dos posts de Desafio Literário que Carol faz lá no blog dela (cliquem!), o Desopilar. Leiam lá as opiniões dela, o blog é muito massa! Ah! Eu atualizei o post de Janeiro com as capinhas também. ;)

1As Intermitências da Morte - José Saramago
Esse eu terminei de ler bem no comecinho de fevereiro. É muuito legal, dei 4 estrelas no GoodReads ("really liked it"). O engraçado é que todo mundo acha, por causa desse título, que o livro vai ser deprimente ou vai ficar falando filosoficamente sobre a morte (a não ser quem já conhece o autor). Que naaada! O livro é leve, bem-humorado, ótimo! E se você estiver lendo, estiver no começo e pensar: "que nada, tá tudo chato", eu te digo, meu amigo: "calma, melhora!" Isso porque o começo é divertido sim, falando de como as "autoridades" nacionais ou fúnebres (rs) se relacionam com a morte, mas quando chega na segunda metade do livro, quando a morte em si passa a ser a personagem.... Aí é impagável, imbatível. E o final é muito massa. Tem que ler! Quem já é fã do autor deve achar este bem leve e agradável e quem não é... pode começar por este. Vi pela "blogosfera" que esse pode ser um livro bom para conhecer o autor exatamente pelo humor da narrativa. Fiquei com vontade de ler outros livros de Saramago.


2. El amor, las mujeres y la vida - Mario Benedetti
Este livro é... lindo! Com certeza volto depois para fazer uma resenha sobre ele,  vale demais! E olha que eu ainda estou na primeira metade. Isso porque eu paro a leitura e fico contemplando a beleza do que está escrito, faço carinho na página... xD. É bem assim mesmo... É, eu sou uma comédia. Eu sei. :P
[Coloquei o link do nome do autor para a versão em espanhol da Wikipedia, porque tem muito mais conteúdo, já que ele é uruguaio. Mas a página em português também tem umas coisinhas e dá pro gasto para quem não gosta de ler em espanhol.]

3. Pride and Prejudice - Jane Austen
 Estou no fim da primeira metade deste livro e ainda não sei se gosto dele... Isso é esquisito, mas eu sei a que se deve: estou achando a escrita dele bem irregular. Tem umas partes com um humor irônico super-agradáveis (que para mim são as melhores partes deste livro), mas tem também muito rancor nesta sociedade, rs. Sério, Elizabeth (que aparentemente era uma das úúúnicas moças pensantes do reino!) fica o tempo todo pensando mal do Sr. Darcy! Minha filha, desapega! Se ele é tão ruim, foca em outra coisa, oxe... Ok, ok... Quando eu terminar de lê-lo, aviso. Talvez eu até volte aqui para fazer uma resenha, mas não garanto, não... Depende de se eu vou achar ele um saco ou legalzinho. xD

6 comentários:

  1. Oi Lu, não sei pq, mas alguns desses posts não apareceram no meu leitor do blogger! Que legal que você gostou de Intermitências, é um livro tão divertido, mas que ao mesmo tempo me fez pensar sobre a morte (ou Morte?). Quero ver mesmo essa resenha do livro do Mario Benedetti, você sabe como eu gosto de ler (ou colocar em listas "para ler") livros recomendados por pessoas queridas! E ó, acho que Orgulho e Preconceito é assim mesmo, ame ou odeie! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "morte" mesmo, com "m" minúsculo. Eu pretendo escrever mais sobre os dois últimos livros. Quanto a "Intermitências", eu também fiquei um pouco reflexiva sobre a morte, principalmente na primeira parte, que mostra um ângulo mais "institucional".
      Bjs! :D
      (Adorei o "pessoas queridas". Vc tb é! Muito! :*)

      Excluir
  2. Anônimo3/10/2013

    Luciana, preciso dizer: obrigada por manter o blog! Hehe, hj tive a surpresa de depois de alguns dias sem entrar na internet direito, vir aqui e ter só posts muuuito legais! :D fiquei com tipo MUITA vontade de ler esse de saramago! Benedetti, se n me engano tu já me emprestou e eu amei, e orgulho e preconceito, tenho e ainda n li, mas pretendo :D
    beijo, Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que comentário gostoso de se ler! rs Obrigada você, por frequentar o blog! kkk Vc e Carol são as pessoas que mais garantem que eu não fique no vácuo. HAHAHA
      Eu posso te emprestar esse de Saramago!
      Já te emprestei esse de Benedetti, sim! Lembra de uma vez que a gente foi num "sarau literário" no Cervantes? Era sobre Benedetti (até parece que faz uma vida daquilo...)
      :*

      Excluir
    2. Anônimo3/11/2013

      Isso lembro bem, do sarau mto legal aliás, só n lembrava se era esse msm o livro q tinhas me emprestado :D
      Acho que quero comprar o de saramago, n tenho nenhum dele, e como esse tu e Carol gostam mto, pra mim tem mta credibilidade :D
      Taís

      Excluir
    3. "Tem muita credibilidade" é ótimo! hahaha

      Ok, compre e empreste para outras pessoas. Pra falar toda a verdade, eu tive um pouco de dificuldade com a falta de pontuação, no começo. Mas, apesar disso, o livro é dividido em capítulos (não numerados), o que facilita um pouco isso, para quem não tá acostumado com o estilo dele.

      O sarau foi massa mesmo, pena que agora não temos mais tempo para isso! :'(
      Ai, ai, como a vida passa rápido...
      Sim, o livro foi esse msm porque o outro que eu tenho de Benedetti é de contos, não de poesia. Então você pode colocar lá no GoodReads hehe
      Eu tinha lido uma parte naquela época e achado lindo, mas cada vez que leio mais, mais eu gosto! :)
      Bjs!

      Excluir