sexta-feira, 8 de março de 2013

Sobre o Dia Internacional da Mulher e o feminismo

     Hoje é Dia Internacional da Mulher. Então, deixe-me dizer umas coisinhas. Melhor do que homenagear ou dar flores, afinal de contas, é dar voz.

   Primeiro, eu queria dizer que nem sempre me considerei feminista. Faz bem pouco tempo que me considero, na verdade. Porque antes eu pensava: "peraí, eu posso frequentar a faculdade, ando por aí sozinha e escolho o que eu quero. Então tá tudo certo, né não? Esse negócio de feminismo é um exagero, a gente não precisa mais disso."

   Para a minha sorte (porque eu teria muita vergonha se tivesse sido diferente), eu nunca sofri do pensamento anacrônico de que não devemos nada às feministas. Não. Eu sabia que, graças a elas e não a governantes homens inspirados (!), que eu podia sair por aí sozinha, escolher o curso que eu queria e frequentar, votar, etc.

   Mas tem muita coisa errada no mundo, sim! E não é só uma questão de gênero/sexo, é também de cor, intolerância religiosa, etc. Por isso que, mesmo antes de me considerar feminista eu já me considerava igualitarista. Mas continuando nas questões feministas: oxe, por que as mulheres ganham menos? Por que tão poucos cargos de liderança? Por que mais bolsas para os homens que para as mulheres, nas universidades? Por que no máximo rachamos a conta, mas não podemos pagar? Por que tantas mulheres são estupradas e tão menos homens? Por que tantas mulheres que sofrem violência doméstica continuam em casa? É simplesmente uma escolha delas? Não, não é. Por que um cara manda matar a mãe do seu filho, dar fim ao corpo e pega só 22 anos de prisão? Isso não é monstruoso o suficiente? É isso que a Justiça brasileira vai dizer para o filho de Elisa? Se você acha que esse caso não tem nada a ver com machismo X feminismo, então você não sabe o suficiente sobre essas duas coisas.

   Ok, mas eu evoluí e agora sou feminista! Também não é só "agora", já faz uns dois anos, eu acho. Mas isso de ser feminista, aviso logo, é um processo: não é que num dia você é supermachista e no outro dia é superfeminista. Exige muita reflexão. Mas, para quem tiver preguiça de pesquisar por aí e/ou estiver com pressa de abrir a cabeça para essas coisas, no fim do post há um link muito massa! :)

   Alguns esclarecimentos são necessários (embora pareçam óbvios para quem já é feminista):
  1. Não só os homens são machistas; Nana-nina-não. Não mesmo. Claro, os homens são os principais "beneficiários" do machismo, mas que mulher nunca na vida reprovou a saia curta  daquela outra mulher? Se você nunca fez isso, que bom. É um ser mais evoluído que eu. Mas eu parei, porque, não, o fato dela estar com a bunda quase de fora não dá o direito a ninguém de passar a mão, de falar gracinha e nem de ficar encarando. Encarar demais uma pessoa é intimidação. Olhem este link de uma blogueira recém-descoberta por mim sobre as piriguetes. Não concordo com tudo que tá escrito ai, mas com muitas coisas, sim. E, particularmente, acho o nome piriguete péééssimo! Voltando... Ficar falando das roupas curtas ou insinuantes das outras é slut shaming. E isso é muito feio. (No link, um blog legal que denuncia o slut shaming. "Slut" é "vadia" é inglês.) [Observação: ainda acho que o pior machismo é o que vem dos homens! Mas eu voltarei a escrever sobre machismo.]
  2. O machismo não maltrata só as mulheres; Ei cara, sabe aquela última vez que você sofreu, sofreu muito, e não conseguiu chorar? Pois é, por que os homens não choram?! Nem venha me dizer que chorar é coisa de mulherzinha! O problema maior do machismo, a meu ver, é que regula TODA A SOCIEDADE. Sim, toda. Ele define um padrão de homem e um de mulher. E ai de quem sair destes padrões! "Homem não chora, homem é 'macho' (os gays sofrem muuito com machismo!), homem é corajoso. Arquitetura não é coisa de homem, moda é coisa de mulher, lugar de mulher é no fogão, mulher é delicada, tem que ser 'feminina' (que raios quer dizer isso?!)" Etc. Que tal um joguinho de quem consegue listar mais abobrinhas machistas nos comentários? :P
  3. Não só as mulheres são feministas; E vocês, carinhas que estiverem lendo, nem precisam ser altruístas para serem feministas! rs Afinal de contas, vocês se beneficiariam muito de romper com o machismo também. É legal poder beijar seu filho, pai, irmão E AMIGOS sem que isso levante suspeitas quanto à sua sexualidade, por exemplo. Mas, claro, nos beneficiamos mais. Aceitamos a ajuda de vocês, no  entanto. Ah. E pensem um pouquinho se não seria legal ter mulheres mais livres. Pensa aí comigo, você que é pai, irmão, marido, namorado etc.: não seria legal se as mulheres não precisassem sentir medo de ir até a academia com roupa de academia? Ou pudessem voltar tarde para casa sem sofrer um perigo maior do que o que os homens correm?

   Flores por flores, eu já comprei a minha e as da minha mãe, não precisa nos dar não, mas também, se quiser dar, flores sempre são bem-vindas! hahaha Adoramos :D "Parabéns", eu aceito de bom grado, afinal de contas, tenho muito orgulho de ser mulher. Mas se pudesse escolher, teria nascido homem, sim: é tão mais fácil. Mas tem ainda muita coisa que a gente gostaria de ganhar: que tal fazer coisas que o machismo considera "de mulher"? Que tal preparar o jantar? Ou "tomar para si a responsabilidade" (jargão do futebol vocês entendem, né? rs Ops, sou um pouco machista também, tá vendo?) da limpeza e organização da casa, sei lá, por uma semana? Mas tem que refletir sobre o presente e vê se ele realmente precisava ser um "presente". Ah! E quanto ao jantar: não, pagar um jantar não serve. Porque aí não é feminista, né?

   Por fim, se você quiser ME dar alguma coisa, eu sugiro o seguinte: leia este link aqui, todinho. Sim, pode ser aos poucos, eu espero. Dias, se for necessário. Mas leia, por favor. E o presente, é: que tal discutirmos as coisas que tem lá?

   Fiquem beeem a vontade nos comentários. :) E Feliz Dia da Mulher! Afinal, ser feliz a gente merece!

6 comentários:

  1. Lu, que post legal! Eu sempre quis abordar o feminismo lá no blog, mas eu me sinto ainda tão iniciante nesse assunto, sem ter lido quase nenhuma teoria, que fico adiando e adiando. E você falou tão bem aqui!, vou indicar para algumas pessoas lerem, ainda bem que tenho uma amiga declarada feminista bem perto! Beijos e feliz Dia da Mulher (ou não, pq já passou da meia noite aqui, enfim...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, muito obrigada. É importante receber comentário num post que a gente já faz achando que vai direto para o ostracismo. hahaha Que bom q vc comentou! :) Eu também me sinto super-iniciante, mas eu fui na Cultura hj e fiz questão de comprar o Como Ser Mulher. Tava na promoção (será que era pelo Dia da Mulher? Se sim, que massa! rs) e foi 19,90! Eu não queria começar a ler por ele pq li umas declarações polêmicas da autora, mas ele parece uma leitura bem leve, então é o que dá, por enquanto. #tcc
      Eu fazendo o post e pensando: meu Deus, todo mundo vai pensar que eu tou de mimimi. hahah Mas, que pensem! O blog é meu e eu quero me expressar. E se eu tiver feito uma única pessoa pensar diferente por causa do post, tou feliz. Por favor, indica mesmo! Sei lá, quando eu fico falando besteira fico até com vergonha das pessoas (principalmente as desconhecidas) verem, mas esse post é importante para mim, porque é algo em que eu realmente acredito!
      Espero que vc faça um post sobre feminismo qualquer dia desses. Aposto que terei muito a aprender. Sempre aprendo com as nossas conversas sobre o tema.
      Que bom que vc tem uma amiga declarada feminista perto? Que bom que eu tive vc e Taís na faculdade, ambas achando tema relevante, para eu ter tantas oportunidades de abrir os olhos! ;)
      Feliz Dia de Ontem da Mulher para você também, Carol!

      Excluir
  2. Anônimo3/10/2013

    uhuuuuuuuuuuu, no rol dos meus posts preferidos para sempre!!!!! Muito aplauso, quando te ver vou te dar um beijo por esse post!

    Amei muito, eu me identifiquei horrores, tbm sou bem iniciante, e tbm sempre fui do igualitarismo, e nunca pensava (até me entender feminista) nas mulheres, oras!
    e fico sempre com medo dos meus pensamentos, pq as vezes tbm são machistas! fico até com vergonha, mas o importante é que eu penso nos meus pensamentos! hehehe #pensadoracrônica Enfim, o post tá leve, mesmo falando de um assunto sério, não caiu em "clichêsões" e falou de pontos fundamentais sobre o assunto!
    :D
    Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK Eu também penso sobre meus pensamentos, rs. Será que somos todas estranhas naquele curso? Estou dizendo isso porque a minha família diz sempre que me acha meio "especial" por causa disso (acho que me acham meio nerd...). Ok, parei de utopia. Certamente nem todas ficam pensando nas bobagens que pensam.
      E eu tb penso muita bobagem, viu? Nossa, e como! hahaha Por isso fiz questão de deixar claro que "dá para ser machista e feminista ao mesmo tempo", mas a gente não vai se sentir confortável nessa posição e vai acabar tomando um posicionamento.
      KKKK, eu adorei saber que vocês duas gostaram tanto do post. Achava que até vocês iam ficar com um pouco de preguiça de ler.
      Agora eu queria que HOMENS comentassem! Caras, esse blog também é para vocês, sejam bem-vindos! Chuif :'(

      Excluir
  3. Aprender com os filhos não tem preço. Para todas as outras coisas existe MASTERCARD!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Até parece que foi você que aprendeu comigo! ;) :**

      Excluir