domingo, 29 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária 2013

Roubei #comoumaartista a ideia de responder esta tag no Desopilar!




    Quantos livros você leu em 2013 (até agora)?
     13. Pelo menos foram os que eu completei a leitura até agora. Claro que não é nada comparado ao número incrível de Carol (52 livros, podem olhar no GoodReads dela!), mas cada um faz o que pode... Ah, não me julguem! Eu trabalhei muito este ano e também terminei a minha monografia só em setembro (mimimi). Não cheguei nem perto de terminar meu auto-desafio literário, que iniciou-se com a meta de 30 livros e depois foi para 20... E, agora, se eu fizer 15 ficarei muito feliz! rs

    Qual livro mais te decepcionou?
     "Orgulho e Preconceito", de Jane Austin. Resumindo: eu esperava mais maturidade das personagens, principalmente as femininas, principalmente de Elizabeth! Pronto, falei! Pelo amor de Deus, minha prima de 14 anos é mais madura do que Lizzie! Não, não, provavelmente não... Mas ainda assim!

    Qual livro mais te surpreendeu? 
    "Asterios Polyp", de David Mazzucchelli. Eu não esperava tanto deste livro, achava que seria bem mais bobinho, sei lá... Foi a primeira graphic novel que eu li, então não esperava tantas reflexões. Gostei bastante, dei 4 estrelas. 

    Que livro te fez rir?
    "As Intermitências da Morte", de Saramago. E ele nem é tão engraçado assim. :( Shame on me, li pouquinho mesmo esse ano. De qualquer maneira, sou fã deste tipo de humor que deixa a gente com um risinho no canto da boca, em vez de nos fazer gargalhar histericamente. Mas também gosto de gargalhar histericamente, alguém tem uma sugestão de livro assim?

    Que livro te fez chorar?
    "Extremamente Alto Incrivelmente Perto", de Jonathan Safran Foer. Ai, que livro liiindo! É muito difícil eu dar 5 estrelinhas, e ele levou! Quero ler todos os livros do autor e colocar Oskar, o protagonista de nove anos, no colo! 

    Quais foram os seus favoritos? (No máximo 5)
    Há! Em vez de responder aqui, farei um post em breve. Mas adianto logo que não vai ser nenhuma surpresa, porque já temos alguns aqui... Isso conta como roubar na tag?

    Que livro fez você ficar com vontade de grifar tudo?
    "O Homem que Queria Salvar o Mundo", de Samantha Power. É a biografia de Sérgio Vieira de Mello e o cara era simplesmente f*da! Mas tecnicamente eu não terminei este, então acho que eu não poderia falar dele nesta tag, poderia? Ok, estou definitivamente roubando nesta tag! Mas esta é uma retrospectiva do que a gente leu este ano, e não do que a gente terminou de ler... :P De qualquer maneira, o livro me deixou, sim, com vontade de marcar tudo, vou fazer o quê?!

    Quem foi sua personagem feminina preferida?
    Mafalda! hahaha Mas foi mesmo! E, forçando, eu posso dizer que também gostei de Elizabeth Bennet (sim, apesar da imaturidade. É como uma amiga que faz besteira e a gente revira os olhos, mas ainda assim gosta dela. Vocês me entendem, não é?). Mas ainda prefiro Mafaldinha! rs

    E masculina?
    Oskar, de "Extremamente Alto Incrivelmente Perto". Sim, este foi o ano dos personagens infantis no meu coração!

    Qual é a sua meta para o ano que vem?
    Eu vou ficar muito feliz se conseguir ler cerca de 25 livros ano que vem, o que dá aproximadamente um livro a cada 15 dias! Será que eu consigo? :T

2 comentários:

  1. Luciana, você é a minha maior motivação pra ler "Extremamente Alto e Incrivelmente Perto", juro. Eu comprei esse pra meu pai e ele tá lá na estante, mofado (o livro, não meu pai). Um dia eu leio, nem que seja só pra chorar também. Esse ano eu terminei o desafio literário com um "gosto" estranho na boca... Acho que me empolguei demais em alcançar essa bendita meta e acabei deixando livros mais demorados de lado, principalmente os clássicos, que exigem mais de mim e eu não consigo ler rápido. Acabei lendo muita literatura "miojo" (não desmerecendo nenhum deles, eu adoro miojo!), mas quero ler com mais calma, nem que leia a metade do que li ano passado. Olha só, estou envelhecendo e ficando mais sábia! (Acho que não...) >_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk "(o livro, não meu pai)"
      Carol, você é uma figurinha! Sim, tem gente que para ler determinado número de livros sai lendo um monte de besteira, mas não acho que seja assim com você! Posso não compartilhar todo o seu gosto literário, mas sei que você lê o realmente gosta e leu muita coisa boa, hein?

      Quando eu crescer, quero ser igual a você! Na sabedoria (hehehe) e na velocidade da leitura. Em 2013 eu li 13 (chuif!), mas acho que vou ler mais este ano, eu quero ler 25, pelo menos. Meu pai profetizou que lerei 26, rs. Veremos, veremos!

      Leia EAIP, é lindooo!! Mas baixe suas expectativas, a história é contada por uma criança, não espere nada incrível da linguagem, por exemplo!

      Beijooo

      Excluir