terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Os 5 (ou 6...) melhores livros de 2013



Eu li: Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Porque gostei: retrata um modo de vida que eu só conhecia pelo ponto de vista de jornalistas e editores. Os personagens são fictícios, mas o sentimento, que é verdadeiro, me mostrou um pouco mais que, às vezes, pessoas são humilhadas simplesmente por serem pobres.
Me deixou com vontade de ler: Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
E de reler: Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.




Eu li: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, de Jonathan Safran Foer.
Porque gostei: Não tem como não se afeiçoar a Oskar, o narrador do livro. Você vai se emocionar com todas as questões dele, do enredo de sua avó até as amizades que ele faz buscando entender melhor o pai, que morreu no atentado de 11 de setembro.
Me deixou com vontade de ler: Everything is Illuminated, do mesmo autor.
E de ver: A adaptação para o cinema, que dizem que também é boa. 




Eu li: Asterios Polyp, de David Mazzucchelli.
Porque gostei: este livro foi praticamente a minha introdução ao mundo das HQs (Histórias em Quadrinhos), e isso já seria motivo para eu adorá-lo! Mais para frente, farei um post sobre este assunto, mas voltando ao livro... O traço (desenho) de Mazzucchelli é lindo, superdetalhado e, apesar de Asterios ser um excêntrico arrogante, a gente percebe que ele é um personagem "esférico" (hehe olhem a cabeça dele!) e merece ser feliz. Também gostei muito do poquinho que aprendi sobre estética com esse livro.
Me deixou com vontade de ler: Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá.







Eu li: A Christmas Carol (Um Conto de Natal), de Dickens.
Porque gostei: Pelos outros livros, já percebi que gosto muito das leituras reflexivas que faço, ou talvez eu que reflita bastante sobre elas... Eu adorei esta história porque ela renova a nossa vontade de acreditar que o ser humano pode ser melhor e a história é linda! Se você sabe inglês suficiente, leia na língua, Dickens é um clássico e achei muito gostosa a leitura, pretendo continuar com o autor em 2014.
Me deixou com vontade de ler: Todos os outros contos de Natal do Dickens e, quem sabe, outras obras dele também depois. E ganhei de presente de Natal A Christmas Carol and Other Christmas Writings! <3


Eu li: Roube Como um Artista, de Austin Kleon
Porque gostei: Acho que já expliquei o suficiente na resenha que fiz aqui. O livro nos deixa muito cheios de inspiração para pôr a nossa criatividade para trabalhar e conseguirmos realmente nos expressar.
Me deixou com vontade de ler: Como Mudar o Mundo, de John-Paul Flintoff. Acho que este será o próximo livro com que terei vontade de presentear todo mundo! =) Quando, e se, isso acontecer, eu aviso por aqui! Também fiquei com vontade de ler livros sobre artes, mas isso já é outra história...


___________________________________________________________________________________
BÔNUS!! (hahaha sou muito besta) Eu vi várias pessoas dizendo, digamos, os 10 melhores livros do ano internet afora. Mas não acho que eu tenha um volume de leitura tão grande para tanto, então resolvi fazer 5, mas acabaram saindo 6! :) Quem sabe em 2014 eu não consigo fazer 10?



Eu li: As Intermitências da Morte, de José Saramago
Porque gostei: Adorei o humor discreto deste livro, achei linda a personagem da morte e quero, inclusive, reler este livro no futuro, quando eu me sentir realmente acostumada com a escrita do autor.
Me deixou com vontade de ler: Outros livros do autor em geral, e Ensaio sobre a Cegueira em particular. Eu já queria ler este livro antes, mas agora já sei que a escrita diferente do autor não será (um grande) empecilho. Mas não deve ser o próximo livro que lerei dele, porque quero estar muito familiarizada com a escrita dele quando chegar a Ensaio. Alguma sugestão para o próximo? :)

6 comentários:

  1. Anônimo1/14/2014

    eu sou louca pra ler as intermitencias da morte! E fiquei c vontade de ler o de dickens tbm, Tbm adorei Asterios, me surpreendeu mto positivamente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei que você iria polemizar a escolha de Vidas Secas! huahuahau

      Já que você gostou de Aterios, vou continuar te emprestando HQs!

      Só uma coisinha... Assine, minha filha. Fico com medo de estar falando com um maníaco psicopata (pq, claro, um m. p. jamaaais assinaria o nome de outra pessoa!!) xD

      Excluir
  2. Apesar de gostar muito de Saramago, tem muitos livros dele que ainda não li. Mas se eu tivesse acabado de ler "Intermitências" eu leria em seguida "Todos os nomes", "A jangada de pedra", "O ano da morte de Ricardo Reis", "História do Cerco de Lisboa" e "Ensaio sobre a cegueira" em qualquer ordem. Já falei aqui e repito, você é a minha maior motivação para terminar (ou começar de verdade...) "Extremamente Alto". E nunca li nada do Dickens, mas queria ser esse ano "Great Expectations", quem sabe? Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uns aí que você falou de que eu nunca nem ouvi falar, como "Todos os nomes".
      Quero muito ler mais coisas de Dickens e continuo não sabendo qual deve ser o próximo livro que pego de Saramago... Provavelmente não Ensaio Sobre a Cegueira porque eu queria ler quando estivesse me sentindo completamente confortável com a escrita dele.
      Você poderia fazer um post sobre ele no seu blog!!!! :D :D :D

      Excluir
  3. Anônimo4/18/2014

    Gaiato muito de ler esses posts sobre suas leituras, Lu. Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Eu gosto muito de escrevê-los! hehehe
      Obrigada pelo comentário, quando eu fizer mais posts assim, aviso! Bjo!

      Excluir