sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tag: Livros e Blablablá.

Vi esta tag pela primeira vez no canal da Tati Feltrin (veja o vídeo dela aqui), mas foi a Patrícia Pirota (veja o dela também aqui) que me fez lembrar de respondê-la.



Perguntas:

1. Você já leu algum livro que mudou sua maneira de ver o mundo? Vou citar só um: "Pollyanna", de Eleanor H Porter. Ele até tem uma sequência, mas não terminei de ler (a sequência) porque estava um saco. Deixei para lá e quando pensava em lê-lo já mais velha desistia porque o enredo era muito infantil... Mas talvez valesse à pena fazer essa leitura porque o primeiro realmente mudou a minha maneira de ver o mundo: me fez entender que a gente poderia mudar pra melhor a nossa própria vida simplesmente tentando olhar os fatos pelo melhor ângulo, principalmente quando não temos o controle de algo (por isso acho tão interessante este livro ser infantil! Se eu tiver filhos, com certeza vou obrigá-los a ler sugerir a leitura!)

2. Você gostaria que seus diários (ou suas memórias - para quem nunca escreveu um diário) fossem transcritos em um livro e publicados? Existe este mito, né? Já vi muita gente repetindo por aí, como se fosse fato, que toda pessoa que escreve diário, no fundo, no fundo, quer que ele seja lido por toda a humanidade. ¬¬ Incrível como tem dono da verdade no mundo, né? Pois os meus olhos chegam a faiscar só de pensar em alguém lendo uma parte não autorizada de um diário meu! É verdade que, dependendo da coisa, eu mesma mostro a algumas pessoas, mas duvido muito dessa "verdade universal" e, não, eu não gostaria que eles virassem livros!


3. Qual é o seu maior medo no universo literário? Acho que de ler alguma coisa muito horrível que me deixe assustada demais, com algum tipo de síndrome do pânico. Mas morria de medo de ler Lolita, de Nabokov, tinha medo de ficar traumatizada, ou sabe-se-lá mais o quê, e não fiquei. O mote do livro, por si só, já me dava um embrulhinho no estômago. Já li, não gostei muito, sei que a culpa foi minha (analisei demais o livro, em vez de curtir a história), mas não tenho vontade de dar outra chance a ele. Talvez beeem lá na frente... Outro medo é que as "continuações" que Rowling vai fazer de HP sejam péssimas, rs.


4. Qual livro você leu e gostaria de ler novamente? Todos os bons! hahaha O Diário de Anne Frank (seria a quarta -?- releitura), Um Dia, de David Nicholls (resenha aqui), Guerra dos Tronos, de George Martin, todos os HPs, O dia do Coringa, de Jostein Gaarder... Enfim, muitos! ;)


5. Você considera algum livro da sua coleção como um troféu? (Foi difícil de conseguir ou foi uma conquista, um presente de alguém muito querido... etc.). Siiim, o "10 años con Mafalda" que meus pais me deram de presente quando vieram de viagem! Ganhei este livro depois de desejar por muito tempo o "Toda Mafalda", que é simplesmente caro demais para mim. Esse dos 10 anos me fez feliz o suficiente, não preciso de toooodas as tirinhas dela! hehehe Fiquei muuuito feliz quando ganhei! :)


6. De qual festa ou comemoração que aconteceu nos livros que leu gostaria de ter participado? Dizendo o óbvio: alguma das comemorações das taças da Grifinória. Fora isso, os livros que eu leio não têm muitas festas... Será que estou lendo os livros errados? rs Acho que preciso ler uns mais animados! ;D Vou ler O Grande Gatsby só por causa desta pergunta! :P #sqn


7. Você já sofreu algum tipo de bullying literário por causa de alguma obra que você gosta? Não exatamente... Mas fui considerada uma pessoa esnobe por desconhecidos durante boa parte dos Ensinos Fundamentais e Médio, simplesmente por gostar mais de ler do que, digamos, fofocar e paquerar. Nada contra fofocar e paquerar, claaaaro! hahaha


8. Você já participou ou conhece algum grupo de leitura? Já participei sim! Fiz tipo um clube com mais duas lindas amigas algumas vezes na faculdade, mas não durou muito, provavelmente porque eu não tenho muito saco de continuar lendo um livro quando estou achando chato... Mas também porque a vida é corrida, porque nem sempre a intenção era falarmos sobre os mesmos livros... Era muito legal, já faz um tempinho isso, deu uma nostalgia...! <3


9. Se você tivesse que dividir sua alma em 7 livros, quais seriam? Horcruxes? Que legaaal! rs

1- HP e a Pedra Filosofal, representando todos os HPs;
2- O Diario de Anne Frank. Acho que já falei algumas vezes nesse bloguinho que eu sou apaixonada pelo diário;

3- A Garota das Laranjas, de Jostein Gaarder (autor d'O Mundo de Sofia).
4- De las cosas maravillosas, de Adolfo Bioy Casares.
5- Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, de Jonathan Safran Foer;
6- Moça Deitada na Grama, de Drummond.
7- El amor, las mujeres y la vida, de Mario Benedetti.

10. Se você tivesse o poder, qual personagem de qual livro mudaria, ressuscitaria ou faria desaparecer? Não vamos mais falar de Harry Potter, tá bom? Rs Se você também for fã dele, consegue pensar por si só nos personagens que eu ressuscitaria, mas o personagem que eu ressuscitaria em outro livro... é um spoiler! Então, eu vou colocar abaixo o nome, é só clicar em "continuar lendo". Mas não diga que eu não avisei!



.

.
.
Emma, de Um Dia. Poxa, sério que ela morre??? Sério? Já faz um tempão que li o livro e ainda não me conformei...

13 comentários:

  1. Anônimo1/10/2014

    Eu tbm n queria essa morte! hehehe E tbm sinto falta do clube, mais até porque conversavamos mto nao so sobre livros! :) Sim, dps fui ver, o livro da minha irma n eh o toda mafalda, eh outro laranja dela, por isso confundi, mas tbm eh mto bom :) ja li cinco das suas horcruxes, hehe faltam dois. Acharia mto dificil responder algo assim, mas adorei ler suas respostas, beijo, Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso te emprestar o Moça Deitada na Grama depois, se você quiser. O Extremamente Alto & Incrivelmente Perto está emprestado a um amigo, mas quando ele me devolver eu também posso emprestar.

      Diz aqui as suas horcruxes, fiquei curiosa! Eu sei que é difícil, mas você também consegue! hehehe
      Bjo!

      Excluir
    2. Anônimo1/13/2014

      Já li moça deitada na grama! Vc já me emprestou! Os que não li foi HP (vou ler esse ano) e esse do nome grande (haha Extremamente Alto e Incrivelmente Perto, ufa). Muito difííícil!!! Depois tento.

      Excluir
    3. :O
      eu esqueço que você não leu HP, para mim, isto é um dado óbvio! hahaha

      Vou logo avisando, para você não se decepcionar com HP: não se esqueça que os primeiros livros da série são infantis! Grata! rs
      :**

      Excluir
    4. Anônimo1/13/2014

      vou tentar, mas não é definitivo (claro)

      1. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (Clarice Lispector)
      2. Muito longe de casa - Memórias de um menino soldado (Ishmael Beah)
      3. Não subestime uma mulherzinha (Fernanda Takai)
      4. A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
      5. Clarice, (Benjamin Moser)
      6. A garota das Laranjas (Jostein Gaarder)
      7. Feliz Ano Velho (Marcelo Rubens Paiva)

      Tô me sentindo super injusta, kkkkk só pra constar quero ainda colocar o diário de Anne Frank, Depois daquela viagem (Valéria Polizzi), Um dia ( David Nicholls) e A culpa é das estrelas (John Green). A cada minuto quero colocar mais livros, hehehe

      Excluir
    5. Anônimo1/13/2014

      vou considerar isso sim, hahaha

      Excluir
    6. Cada vez quero mais ler Clarice! E como o primeiro q estou lendo (Felicidade Clandestina) é de contos, sempre passa alguma coisa na frente antes de eu terminá-lo, porque leio mais romances mesmo...

      Continuo com muuuita vontade de ler A Insustentável Leveza do Ser também, mas tem tanta coisa que quero ler...! E todas com muita urgência! Meu Deus.... rs

      Também me senti injusta fazendo a lista! hahaha
      Bjo!

      Excluir
  2. Gostei da entrevista, filha. Dá orgulho ver você comentando suas leituras, sugerindo livros. Bjs, Fernando Rêgo Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D
      Obrigada, Painho! <3 Vou fazer o texto que você me pediu! Bjo!

      Excluir
  3. Que vergonha, Luciana, só li dois dos seus horcruxes! D:
    Saudades do clube do livro, que deveria ser renomeado para "clube para falar sobre coisas em geral". E a parte dos diários, já está tudo decidido: Ray vai ler todas as minhas agendas (que sobreviveram) e escrever as minhas memórias quando eu morrer. Então eu meio que escrevo pra ela? Weird... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que resolver isso, Carol!! :P
      Sim, você está taggeada!!! Responda a tag no seu blog, e logo! Fiquei curiosa para saber as horcruxes do povo, mas ninguém disse aqui! Também, eu não pedi, né... Se você não quiser responder à tag, pode responder só isso aqui mesmo (mas responde lá, vai!).
      A gente bem que poderia retomar o Clube para Falar sobre Coisas em Geral (CFCG), né?
      Vixe, que horror! E se ela morrer primeiro? Nossa, como suas memórias são um assunto macabro, hein! rs Nossa, você, então, quer que suas memórias sejam publicadas! Eu não quero... E nem tem segredos nem nada assim, só não gosto da ideia mesmo....

      :**

      Excluir
    2. Anônimo1/13/2014

      vamos retomar sim!!!

      Excluir