domingo, 19 de maio de 2013

Março 2013 - Livro & Filmes

U-hu, post! hehehe Não vou nem me desculpar quanto ao atraso (de meses) deste post porque vocês já sabem a minha situação e ainda vou continuar um tempo sem postar, mas depois da defesa retomo o ritmo normal.

LIVRO: (um só! chuif!)
 Como Ser Mulher - Caitlin Moran. 
Foi o primeiro livro feminista que eu li. Pretendo ler muitos outros, mas provavelmente este será o único deste ano. Achei bem interessante, não vou dizer fenomenal porque como eu já pesquiso sobre o feminismo há algum tempo eu já tinha me deparado com as questões abordadas em diferentes graus de profundidade (em geral, de forma mais aprofundada do que o apresentado pela autora). Na verdade, tinha vários outros livros feministas que eu estava com mais vontade de ler como "Memórias da Transgressão", de Gloria Steinem e "O Segundo Sexo", de Simone de Beauvoir. Mas eu sabia que esses mais "cabeça" exigiriam maior dedicação e eu não estou com tempo, como vocês sabem (*monografia*), e gostei da proposta deste de ser leve e ao mesmo tempo trazer diferentes tipos de reflexões. O livro realmente é muito engraçado: alterna momentos  de questionamentos sérios com tiradas hilárias da autora, mas às vezes ela passa da medida e brinca com assuntos sérios demais para o meu gosto (vejam este post d'O Batom de Clarice). Eu queria dar 3,5 estrelinhas no GoodReads, mas, como não é possível, dei só 3. Leiaaaam!  Dá para baixar o capítulo 1 .pdf (cliquem aqui).

Observação: o link no nome do livro é um post (que vale a pena ler!) do Blogueiras Feministas, que discutiu alguns aspectos negativos do livro.



FILMES: [os títulos dos filmes também são o link para o Filmow, que está com um layout novo, por sinal.]


  1. Intocáveis. Todo mundo já viu esse também, né? :T Que pena... Mas olha, se você ainda não viu, deixa eu te contar: Um senhor paraplégico está precisando de um cuidador e acaba contratando (para experiência) um imigrante ilegal na França (eu entendi que ele tava ilegal... É isso msm, né?) e deste encontro inusitado acontecem várias situações constrangedoras, inspiradoras e reveladoras sobre os dois personagens. Eles poderiam ser considerados "intocáveis" por diferentes motivos, mas acho que o título remete também à diferença que existe entre eles, que é óbvia durante todo o filme, mas não gritante. A condição de saúde, a condição social... Acho que nos próprios contextos de vida, eles não são "intocáveis", mas a relação para com os outros se tornam assim, ao menos para quem vê. É emocionante ver este encontro, sério, vejam esse filme. Adorei e dei 5 estrelinhas no Filmow.
  2. Um Verão para Toda Vida. Quatro órfãos ganham de presente de aniversário uma viagem de férias bem longe do orfanato onde sempre viveram. Durante este verão, descobrem que uma família talvez adote um deles e isso faz com que comecem a se desentender. Sinceramente, achei fraco, fraco! É bonitinho até, mas nem é engraçado e nem muito interessante, então acho que vale mais a pena deixar esse filme quieto no cantinho dele. Mas talvez vocês queiram vê-lo só porque é com Daniel Radcliffe. Dei só 2,5 estrelinhas.
  3. O Poderoso Chefão. Ou filme de que sempre falaram muito para mim,  mas eu sempre desistia de vê-lo porque tinha a impressão de que ele seria entediante, eu já tinha visto uma parte dele na escola uma vez. E tinha dormido. O filme é ÓTIMO!! Não tem nada de entendiante, é muito instigante, isso sim! Me arrependi de ter demorado tanto a vê-lo e fiquei com muita vontade de ver a sequência. Quem ainda não viu porque tem preguiça do tema "máfia", veja! Você não vai se arrepender. Dei 4,5 estrelinhas no Filmow.
  4. É Proibido Fumar. Fazia MUITO tempo que eu queria ver este filme. É brasileiro e tem toda uma aura cult, aparentemente (veja o trailer) descolado com "músicos profissionais" etc. Puuuuf. Que decepção! Eu não consegui ver nada que se aproveitasse no filme, nem estética, nem história nem atuações incríveis que pudessem salvar o filme. Do meio pro fim rola uma paradinha meio noir que dá uma esperança do filme conseguir um pouco mais de ritmo, mas nem... Dei só  meia estrelinha no Filmow (foi tão sério assim!), mas a média dele é de 3 estrelas, então talvez você se divirta com ele! :)
  5. O Lado Bom da Vida. Entre os vários indicados ao Oscar, esse era um dos que eu estava com mais pressa para ver, mas acabei demorando muito para vê-lo porque Guilherme estava com algum tipo de preconceito. -.- Finalmente chegou o dia em que era este filme ou a gente ia ter que virar a noite no cinema, então foi ele mesmo. E eu adorei! Eu já sabia que ia adorar! hahaha Guilherme foi ver o filme sem ter a menor ideia do que se tratava e gostou bastante também. O filme é sobre um cara com transtorno bipolar que tenta retomar a própria vida depois de uma internação e se reaproximar do grande amor da sua vida. Enquanto isso, ele faz amizade com uma viúva barraqueira, basicamente. Vou só dizer uma coisa: vá vê-lo sem se deixar impressionar (ou seja: mantenha suas expectativas baixas) pelo fato de Jennifer Lawrence ter ganhado o Oscar de melhor atriz! Sim, sim, ela está ótima, sem dúvida. Mas não vá esperando nada à altura de Emanuelle Riva em "Amor"-- pronto, falei! Isto posto, dei 4 estrelinhas no Filmow. :)
  6. A Delicadeza do Amor. Eu nunca vi uma adaptação melhor de um livro para um filme. O livro já é de uma fofura sem fim, o filme não ficou nem um pouquinho atrás. Fico cada vez com mais vontade de ver a filmografia completa de Audrey Tautou! Ela é encantadora, sério. Reassisti recentemente "O Fabuloso Destino de Amélie Poulan" e cada vez me apaixono mais! (Um breve parênteses sobre este último: é um filme para pessoas delicadas. Eu acho que fui gostando mais dele à medida que fui me tornando uma pessoa melhor, mais sensível. Por tanto, desconfiem de quem não gostar dele!! kkk tou brincando...) *Clique aqui para ver a resenha que eu fiz do livro.*
  7. Quem quer ser um milionário? Eu não acredito que passei tanto tempo sem ver esse filme por preconceito. ¬¬ Shame on meee!! Sério, que raiva! O filme é lindo, divertido e envolvente. Fazia tempo que eu não me emocionava e me divertia tanto ao mesmo tempo com um filme, vale a pena demais. E você ainda não viu o filme só porque acha que ele se passa na pobreza da Índia? Se passa mesmo! Mas o filme não é só tristeza, vai por mim ;) É um filme superdinâmico, adorei! Cada pergunta que o carinha responde no "Show do Milhão" de lá, é contada uma parte da história dele, Muito massa! Dei 4,5 estrelinhas no Filmow.
  8. Kill Bill, vol. 1. Sempre falam deste filme como sendo uma coisa incrível, mas eu achei ele rechado demais de cultura pop. Até o achei muito massa e fiquei, sim, com vontade de ver a sequência, mas não achei ele a coisa mais incrível do mundo, talvez não seja meu tipo de filme... Sinceramente: tem muita violência para o meu gosto. Sim, você pode me achar um clichê, ambulante! rs. Gostei muito mais de Bastardos Inglórios e de Django Livre, acho que por terem um contexto histórico que ajuda a "justificar" o uso de tanta violência. Dei 3,5 estrelinhas no Filmow, muito bom! :)
Ai, ai... Foram muitos filmes MUITO bons em março! :)

6 comentários:

  1. Lu, acho que ele não era imigrante ilegal não, em Intocáveis. Um Verão Pra Toda Vida só vi mesmo por causa do Dan, mas nem lembro bem se gostei ou não. E "O Poderoso Chefão" é um dos melhores filmes já feitos, acontece sempre de um filme que a gente vê no colégio ser chato, pra depois a gente descobrir que era muito bom mesmo (vide "O Nome da Rosa", no meu caso...). Nunca vi o #4, nem tenho vontade. E ó, eu gostei da Jennifer ter ganhado o Oscar de melhor atriz, mas ainda não vi "Amor" pra compará-la com a Riva, então prefiro ficar calada aqui... Botei o #6 na lista para ver, o 7 e 8 são legais, já vi várias vezes. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como vc é rápida! Eu ainda vou demorar um pouquinho a poder ir ler o texto todo do John G!
      Nem me fale sobre isso de filme no colégio ser chato! SEMPRE foi assim comigo, eu simplesmente não conseguia me concentrar e achava um saco. Aconteceu com O Poderoso Chefão e com Quem Somos Nós, um meio metafísico que o professor de Matemática (!!!) passou na sala. Dps de revê-los em casa, achei os dois super-legais, estou curiosa para ver a continuação de ambos.
      Veja msm o 6, Taís também gostou!
      Bjo!

      Excluir
  2. Anônimo5/29/2013

    oiii! Nossa, meu sonho é conseguir ver tantos filmes quanto tu... Não consigo! Hehe, eu quero muito ver intocáveis!!! e também quero ver o poderoso chefão, nunca vi... :)
    Taís

    ResponderExcluir
  3. Então... eu tinha escrito um comentário enorme, mas Drummond veio e apagou. -.- Ele acha que "clicar" no "mouse" do notebook é uma coisa superdivertida e certamente nao entende o que eu vejo de tao interessante nessa caixa brilhante...

    Como eu ia dizendo, ou melhor, escrevendo: eu acho que vc fez o comentário no blog errado! rs Eu nao vejo mtos filmes! Carol e Rebeca veem... A gente deveria pedir a Palloma um blog só sobre filme! Esses daí foram só os que eu vi em março, depois passei quase dois meses sem ver um "inédito" :( Eu vivo revendo filmes que gostei!

    Mas eu tento ver dois novos por semana. Estabeleci como uma meta para a minha felicidade. Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/30/2013

      comparando cmg isso é bem muito! Hehe, eu devo ver só dois por mês e olhe lá! Pois é, Palloma devia fazer um blog sobre filmes!
      Taís

      Excluir
    2. Se serve de consolo, acho q vi só 1 nos últimos dois meses. :(
      Dps q a programação do Oscar saiu de cartaz entrou caaaaada porcaria que benza deus! Mas eu vou tentar retomar o ritmo antigo, #assimquetivertempo.
      Bjo!

      Excluir