Eu não sou a maior leitora de poemas, confesso. Mas, de vez em quando, eu gosto de ler algo assim. Nos caminhos da poesia, ainda tenho muito o que descobrir. Sabendo que tem muita gente igual a mim, com essa vontade de colocar mais poesia na rotina, decidi que, a partir deste ano, vou tentar dividir um ou dois poemas por semana com vocês, escolhendo algo do autor que eu estiver lendo.
Minha fonte de inspiração para este "projeto" foi o canal e o blog de Juliana Gervason, O Batom de Clarice, que, apesar de não ter levado o projeto adiante, deixou um gostinho geral de "quero mais". Estou mencionando o projeto apenas para deixar clara a inspiração, mas não vou fazer um marcador separado para isto, já que aqui no blog já existia um marcador "poesia". Quem quiser procurar todos os post relacionados a isso no futuro, pode ir neste mesmo marcador.
O que eu estou lendo atualmente (e já há muito tempo, quem acompanha o blog está cansado de ver esse livro aqui! hahaha) é "El amor, las mujeres y la vida", de Mario Benedetti.
Tentem ler mesmo sendo em espanhol, não é tão difícil quanto parece! Abaixo, um poema dele, que eu li esta semana e do que gostei muito:
Quién iba a prever que el amor ese informal
se dedicara a ellos tan formales
mientras almorzaban por primera vez
ella muy lenta y él no tanto
y hablaban con sospechosa objetividad
de grandes temas en dos volúmenes
su sonrisa la de ella
era como un augurio o una fábula
su mirada la de él tomaba nota
de cómo era sus ojos los de ella
pero sus palabras las de él
no se enteraban de esa dulce encuesta
como siempre o como casi siempre
la política condujo a la cultura
así que por la noche concurrieron al teatro
sin tocarse una uña o un ojal
ni siquiera una hebilla o una manga
y como a la salida hacía bastante frío
y ella no tenía medias
sólo sandalias por las que asomaban
unos dedos muy blancos e indefensos
fue preciso meterse en un boliche
y ya que el mozo demoraba tanto
ellos optaron por la confidencia
extra seca y sin hielo por favor
cuando llegaron a su casa la de ella
ya el frío estaba en sus labios los de él
de modo que ella fábula y augurio
le dio refugio y café instantáneos
una hora apenas de biografía y nostalgias
hasta que al fin sobrevino un silencio
como se sabe en estos casos es bravo
decir algo que realmente no sobre
él probó sólo falta que me quede a dormir
y ella probó por qué no te quedás
y él no me lo digas dos veces
y ella bueno por qué no te quedás
de manera que él se quedó en principio
a besar sin usura sus pies fríos los de ella
después ella besó sus labios los de él
que a esa altura ya no estaban tan fríos
y sucesivamente así
mientras los grandes temas
dormían el sueño que ellos no durmieron.
Obs: "boliche" em espanhol é quase um "cassino" para nós. No meu dicionário diz que é um "estabelecimento dedicado aos jogos de azar".
=) é lindo, não é? O que eu gosto nos poemas dele, é que ele conta uma história inteira, é quase como ler um conto, então realmente deve ser quase uma "poesia para iniciantes". Fico morrendo de vontade de conhecer a prosa dele. Eu tenho um livro, devo ler este ano, aí volto e conto alguma coisa. O que vocês acharam? Gostaram da ideia?
dicionarios me pregam mtas pecinhas, os de ingles principalmente, hehe. Acho que boliche na vida real eh mais como boate pra nós, ao menos na argentina (mas como eh quase igual ao uruguay acho q la tbm deva ser). Já li este livro todinho, e gostei dele muitíssimo, apoio o projeto! :) Tais
ResponderExcluirTaís, eu também tive primeiro essa impressão, de que deveria ser tipo um bar... Mas, sabe como é, a tendência a acreditar em dicionários é grande! rs Mas prefiro a sua versão, você viveu 1 mês na Argentina, e o meu dicionário do celular, não! :D
ExcluirEu vou seguir publicando poesias deste livro enquanto estiver lendo ele! Quando eu for para o próximo, trago algo que você ainda não conheça! Mas este livro não deve durar nem até o fim do mês!
Obrigada por apoiar o projeto, vocês são duas fofas! :**
Não sou muito de ler poesia, não, sempre fico com a sensação de que não estou entendendo algo, sabe? Mas queria ler mais, e mais importante, ler melhor, e por enquanto eu vou te acompanhando aqui no blog! :D
ResponderExcluirÉ exatamente por isso que eu não lia muita poesia, mas estou me desapegando um pouco disso, tento lembrar que é arte, que é subjetivo, quase como uma pintura! heheeh
ExcluirPensar nisso me deixa relaxar e aproveitar. Agora uma coisa que ajuda muito é ler poetas mais simples. Se deus quiser, conseguirei ler os mais complexos depois, mas, no momento, estou com aqueles que me permitem entender e me espantar o seu lirismo! É o caso de Benedetti.
Vem comigo sim, Carol! Se vc achar algum poeta assim, compartilha também! Bjo!
Belo projeto, filha! Vá em frente!
ResponderExcluirFernando
Obrigada, Pai!! :D
ExcluirAssim que eu achar outros poemas incríveis dou seguimento ao projeto! :*