quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Amizade e amor

 O filósofo Jean-Bertrand Pontalis falou sobre a amizade e o amor (entre outras cositas) na primeira edição do ano da Veja. [E morreu semana passada, dia 15...] Eu não consegui encontrar a entrevista no site da revista, mas achei neste site aqui. Abaixo, a parte que eu achei mais bonitinha:



Veja: A amizade é mais vital do que o amor?

Pontalis: Não é mais vital, faz parte de outra esfera. Como eu disse, o amor traz tormentos, porque é impulsionado pela paixão. O amor é, ainda, menos durável, não se consegue mantê-lo continuamente no nível do ardor inicial. Já se falou bastante sobre qual seria a diferença entre amor e amizade. A meu ver, o amor visa à satisfação plena, um objetivo tão vago quanto inalcançável. Ocorre, então, um paradoxo: a partir de determinado momento, ele passa a alimentar-se da insatisfação absoluta. Como escrevo no meu livro, talvez só o amor místico seja a exceção. A amizade, por seu turno, nunca almeja a plenitude. Você não pode esperar tudo de um amigo, muito menos a perfeição, mas só uma amizade verdadeira é capaz de nos proteger das oscilações tumultuosas, da ambivalência intrínseca à relação amorosa - e também do fim do amor, quando é comum que sobre apenas o ódio de quem você amou e por quem você foi amado. O ódio, aliás, dura mais do que o amor.

Tá bom, "bonitinha" não é bem a palavra... Mas eu concordo com isso que ele disse, principalmente a parte que coloquei em negrito :) Mas concordo menos com o resto da entrevista; ainda assim vale a pena lê-la. Eu achei que vale... xD

PS: Feliz Ano Novo, possíveis leitores! [Tá bom, eu sei que daqui a pouco é Carnaval, mas este post tá pronto há um tempão e eu não queria perder a oportunidade de desejar feliz aninho novo.] :D 

5 comentários:

  1. Oi Lu, finalmente um post novo, YAY! Eu não conhecia esse filósofo (e como assim ele morrou semana passada?!), valeu por já deixa um link sobre ele no início. Achei interessante o que ele falou sobre o amor ser menos durável, mas nesse caso ele está falando de um amor específico, né? Não deixe de postar, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Que pessoa de comentarios rapidos que eh voce! :D
      Ele esta falando de "amor romantico", isso ficava mais claro lendo o resto da entrevista... Imagina, sei la, se ele estivesse falando sobre amor de mae ser menos duravel...! Hehehe
      Eita, que absurdo! Ele morreu e nem mandou me avisar! Rs Eh que o post tava pronto ha um tempao, eu nem tinha visto isso. Vou atualizar a postagem mencionando o fato. Bjoo

      Excluir
  2. Ih... concordo com ele, não. Amor é mais forte que qualquer sentimento. Não é intenso, como a paixão. Mas, quando existe, pra mim, significa "querer cuidar para sempre". E ele meio que misturou amor e amizade, quando um contém o outro. Talvez tivesse sido melhor separar paixão de amizade. Bom, mas não li sua obra pra ir discordando...

    ResponderExcluir
  3. Ah, vi agora no teu comentário que ele falava de amor romântico. Mesmo assim, mantenho o meu comentário! Amor romântico é querer cuidar pra sempre de alguém que antes era um estranho. Sempre gostei dessa definição!

    ResponderExcluir
  4. :((( eu tinha feito um comentário resposta enorme e esquecido de copiar, aí a página falhou. Odeio isso... E eu sempre copio, quando não copio, acontece isso.........

    Então, eu ia dizendo que você é um romântico hahaha porque acho esse "pra sempre" da sua definição uma coisa idealizada, mas também acho que amor e amizade se misturam, como vc disse no primeiro comentário, mas então, vc viu depois, ele tava falando de "amor romântico" (definição breeeegaaaa).

    Também gostei da sua definição, é linda. Mas, concordo com Vinícius (my best!):

    "Que não seja imortal,
    posto que é chama..."

    Infinito enquanto durar tá bom! Às vezes... Outras vezes a gente bem quer que seja imortal msm. :(
    Mas me apeguei msm à definição de amizade que ele apresenta, pois, não sei como é a sua vida, mas na minha as amizades me acalmam sim, e muito, dos "tormentos do amor" (meu deus, o meu comentário está rolando a ladeira da breguice abaixo!). Pergunta a Taís, rs.
    Aliás, bj pra elaaa!!

    ResponderExcluir