sexta-feira, 15 de março de 2013

Inveja de quem consegue ler no ônibus

*Aplica-se também ao metrô*


   Inveja é uma coisa feia, eu sei, eu sei! Mas esta é uma das verdades da vida: tenho muita inveja de quem consegue ler no transporte público. Eu olho para uma dessas pessoas e as considero praticamente zen budistas. Às vezes eu também consigo, mas tem gente que lê MUITO assim! Sério?? Como vocês conseguem essa façanha? Abaixo, algumas das coisas que mais atrapalham minha leitura no ônibus(!): [Quem tiver sugestões de como driblar estas broncas, por favor, comenta! rs Agradeço desde já!]
  1. Paranoia. (Olha, "paranóia" agora é sem acento! Obrigada por me lembrar disso, corretor ortográfico do Blogger!) Admito, além de invejosa, sou paranoica (que também não tem mais acento). Fico esperando um assaltante entrar a qualquer momento no ônibus e levar toda a minha riqueza (que em geral se resume ao celular e ao Ipod -salvação nos ônibus!). Só sossego quando chego à segurança do campus (aham).
  2. Sono. O horário que eu costumava ir de ônibus para a faculdade (agora estou no limbo dos desempregados pós-faculdade e pré-primeiro emprego) era logo depois de acordar (não diga!). Eu já tinha que me concentrar demais em manter os olhos abertos para não  para não perder a parada, como vou conseguir LER?
  3. Calor dos infernos. Aqui no Recife, temos duas "estações": uma em que chove quase torrencialmente e outra em que o sol brilha sem medo de ser feliz ou de nos causar câncer de pele. Então, na metade muito quente do ano você fica em estado semi-vegetativo dentro do ônibus, tentando não deixar os braços muito próximos do tronco para ver se passa um arzinho e pedindo a Deus para o seu local de destino ter ar condicionado. E na metade não-tão-quente-assim do ano... chove. Isso significa janelas fechadas. Então, além de todas as preocupações anteriores, eu ainda tenho que me preocupar em conseguir oxigênio suficiente para não desmaiar em um ônibus lotado. (Sim, porque corre o risco de eu nem ser socorrida! Ônibus lotados são quase um estado de natureza das relações humanas).
  4. Música alta dos outros. Amiguinho, desliga isso aí ou bota um fone de ouvido! É verdade que há uma lei que proíbe som alto no transporte público? Espero que sim. Sério, não consigo me concentrar! É uma situação tão absurda quanto seria se eu chegasse perto de alguém que tá quieto ouvindo música no seu canto, dessa uma "simpática" cutucada no ombro, tirasse o fone do ouvido da pessoa e perguntasse o que ela pensa sobre o livro que eu estou lendo!
  5. Ter que "surfar" no ônibus enquanto seguro o livro aberto. Ai, como amo as empresas de ônibus! Amo também a prefeitura do Recife e o governo do estado... Precisamos (!!!) de uma frota maior! Mas mesmo quando você percebe que uma linha está com mais ônibus, tem aqueles horários críticos em que toda a humanidade tem que caber no mesmo ônibus. Eu preciso me esforçar muito para me lembrar da última vez que consegui fazer uma viagem inteira sentada. Mas eu QUERO ser uma Pollyanna e pensar pelo lado bom: assim que eu aprender a nadar, serei uma surfista excepcional: já pratiquei muito a bordo do CDU/Várzea!

Aposto que se Obama fosse daqui ele ia achar que isso era ainda mais importante que o serviço de saúde. As pessoas podem MORRER aí!!!

8 comentários:

  1. Anônimo3/15/2013

    Luciana,
    gostei muito do blog. Já está na minha lista de Favoritos.
    Acho que a diversificação de temas é instigante. Você vai bem por este caminho.
    Um conselho: se vencer as dificuldades apresentadas, e resolver ler no ônibus... não o faça. Ler em movimento pode causar descolamento de retina. Aconteceu com gente minha.
    Abraço e boa sorte!
    Lêda Rivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lêda, muito obrigada pelo comentário e pelo conselho. Eu já ouvi isso do descolamento da retina, mas tenho uma amiga que praticamente entrevistou oftalmologistas e e eles sempre diziam que não dá para isso acontecer. De qualquer forma, é perigoso ser a cobaia, quando eu estou tentando ler em movimento e sinto os olhos doerem, por exemplo, lembro disso e paro sempre! haahah Espero que a pessoa que você conhece que teve esse problema melhore!

      Obrigada mais uma vez. Volte sempre!

      Excluir
  2. Anônimo3/15/2013

    Já me vi várias vezes nessa situação. Mas, aprendi a ler no ônibus qndo eu fazia estágio pela manhã, estágio à tarde e faculdade na parte da noite. Eu tinha que estudar no ônibus, assim como, fazer minhas leituras. Realmente é bem difícil, TUDO e TODOS tira a sua concentração. De página em página vc consegue ler 1 livro (de 200 páginas)em 6 meses. kkkkkkk
    Sim... amei seu blog.
    Bjos,
    Gabriella Melo (sua prima)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário produtivo! hahaha Acho que se eu estivesse na sua situação ia ficar doida. Se eu resolver fazer uma pós, provavelmente VOU ficar, porque pretendo começar a trabalhar (como qualquer coisa, até empacotadora vai servir!!!) assim que entregar a *querida* monografia.
      Obrigada pelo carinho e pelo comentário, Gabi!!!
      Bjs!

      Excluir
  3. Que post hilário, Lu! Mas ó, eu vivo em constante alerta a assaltos (o que inclui também tarados) quando estou no ônibus! E sempre leio umas 10-20 páginas na viagem até a faculdade, mas isso depende muito do livro e da minha vontade de terminá-lo. E, bem, é preciso praticar um pouco antes de aprender a ler com um som berrando músicas imbecis ao seu lado, mas eu prefiro quando o barulho é generalizado do que só uma pessoa fazendo barulho, não sei pq mas acho mais difícil de me concentrar nesse último caso. E ó, vou escrever um dossiê lá no blog com comprovações científicas sobre o pq da retina não se deslocar por ler em movimento, tem sempre alguém que me avisa para não ler, mas nunca encontrei nada em nenhum jornal médico falando que isso é uma causa (exceto se você estiver lendo e acontecer um grande trauma, por exemplo, um impacto causado por uma forte batida). :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o dossiê mesmo, quem sabe eu me acalmo também e paro de ficar preocupada quando as pessoas me lembrarem disso (sempre fico, se tem um sentido que eu prezo, é a visão! Sério, mais que o olfato... E só! hahaha).
      Que bom que você gostou do post, Carol! :D
      Acho que é mais difícil se concentrar quando tem só um imbecil fazendo barulho por dois motivos:

      1) você percebe que é melhor deixar pra lá a raiva se TODO MUNDO estiver fazendo barulho, afinal de contas é prejudicial sentir raiva de todo mundo ao mesmo tempo, aí a gente não fica amaldiçoando o ônibus, enquanto se fosse só uma pessoa a gente ia ficar maldizendo ela mentalmente;

      2) todo mundo fazendo barulho, pode ficar um ruído uniforme, o que faz que você não receba as "informações" de forma compreensível. Já quando é um idiota só (rs) vc recebe essas informações (inúteis) e ela corta a sua atenção à informação que você realmente queria (a leitura).

      Plausível? xD

      Excluir
  4. Anônimo3/15/2013

    no ônibus já li alguns livrinhos, e considerando que fazia verdadeiras viagens todos os dias para a federal, seria muito bom se eu tivesse conseguido mais... Só conseguia ler se a leitura fosse simples e algumas vezes fiquei bem enjoada por ler no ônibus, então acabei parando de tentar ler. Mas tenho que te dizer que no metrô acho beeeeem mais possível de ler. O daqui de Recife geralmente é silencioso, tem ar-condicionado, e metrôs não chacoalham como ônibus! Pena não estar nos roteiros de graaaande parte das pessoas daqui. Inclusive na estação central tem uma loja enorme de empréstimo de livros :D muito bom se esse metrô se multiplicasse por toda Recife. Beijo
    Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, vc acredita se eu disser que NUNCA entrei no metrô daqui? Já andei em outras cidades, mas aqui ele é TOTALMENTE fora da minha rota. Qdo eu fui em BsAs era realmente muito mais tranquilo o metrô, mas em São Paulo deve ser um inferno no horário de rush também...
      Guilherme também fica enjoado de ler em movimento, mas eu não. Mas fora o enjoo, sobram todos os problemas que eu citei. Eu acho difícil que os políticos daqui se mexam para melhorar (expandir) o metrô, mas realmente seria ótimo!
      Beijo.

      Excluir