domingo, 10 de março de 2013

"Um Dia" de David Nicholls

   Este livro eu também li ano passado, gostei bastante. Achei uma história bem "vida real": dois amigos que dormem juntos uma noite e depois passam anos sendo só "bons amigos". Mas eles nutrem sentimentos bem especiais um pelo outro (quem nunca?) e nós acompanhamos vinte anos das suas vidas, "nos reencontrando" com eles todo dia 15 de julho, grande sacada! A história começa em 1988 e vai até 2007, então o autor, David Nicholls foi muito feliz com esta ideia, porque nós conseguimos ver o desenvolvimento da história e as nuances dos caráteres dos dois personagens e dos relacionamentos deles com outras pessoas, sem que o livro fique cansativo. Quem tiver mais de 40 anos talvez até se emocione com algumas referências "de época" no começo do livro, afinal Emma e Dexter têm mais ou menos 20 anos em 1988. Você vai torcer por eles e, *NÃO É SPOILER* no fim do livro, vai ter muita, muita raiva do autor... Mas é assim que a vida é.

   Fiquei louca para reler o livro, inclusive porque eu li ele em inglês e apesar de (em geral) ter ficado feliz com a minha compreensão dele, depois quero entender tuudooo. Além disso, como fala-se do amadurecimento dos personagens, aposto que tem coisa que eu só vou entender quando amadurecer mais.

   Se você for mulher, prepare-se para sentir muita raiva de Dexter. Mas aposto que, se for homem, vai rolar uma camaradagem masculina e você vai achar ele um cara legal. Mas não o tempo todo. Acho que Dexter é um anti-herói na verdade porque ele faz muita merda! E não, isso não foi spoiler porque todo mundo faz merda na vida hahaha, e eu não disse QUAIS as merdas que ele faz.

   Emma é super-fofa, quero muito ser como ela quando eu crescer. Segundo Guilherme, estou no caminho certo porque bem no primeiro capítulo ela tem uma conversa bem viajada com Dexter em que ela fala coisas sobre o que vai acontecer no futuro. O engraçado é que ela fala sobre essas coisas com muita "certeza". Enfim, me identifiquei muito com Emma. :) Leiam o livro, ele é emocionante, engraçado e, apesar dessas coisas que eu disse, é um livro leve e alegre.

   Se você ainda precisa de mais motivos para ler este livro AGORA, saiba que várias das minhas amigas o leram em apenas *dãn!* Um Dia. kkk Sério, ele é tão bom que elas engoliram o livro. Eu demorei beeem mais porque quis ler em inglês (Não é porque sou metida, é porque se eu não praticar nunca vou ficar boa, né?). Dei 5 estrelinhas no GoodReads. Se precisa de mais incentivo ainda, veja o que um jornal britânico (o Daily Mirror, mas isso não vem ao caso, vários outros como o Times e o Guardian fizeram críticas positivas) disse sobre ele (com o que eu concordo inteiramente):
[Nicholls] has both a very deft prose style and a great understanding of human emotion. His characterisation is utterly convincing... One Day is destined to be a modern classic.
O meu livro tem a imagem deste poster na capa.
[Observação absolutamente irrelevante: Drummond (meu gato) era menor quando eu estava lendo este livro e estava com os dentinhos crescendo. Saí do quarto um instante e quando eu voltei ele tinha usado  um pedaço da capa do livro de mastigador! Ai, meu estômago gelou... Que dó que me deu! :'( ]

    Agora, sobre o filme...
"Nunca julgue um livro pelo filme." A foto é daqui. Eu peguei aqui.
Ô, que frase mais certa! Infelizmente, achei o filme bem inferior ao livro. E não é aquela birra clássica de que faltaram cenas não, nisso até achei ele bem fiel. Mas acho que deixou a desejar muito em relação ao clima geral do livro. O livro é bem alto astral, esperançoso (apesar de você-que-já-leu,sabe-o-quê). Já o filme, quando acabou, Guilherme ficou com aquela cara de "Por que você faz isso comigo? :'( Eu gosto de ser uma pessoa feliz!" kkkkk Sério, foi tenso, rs. Eu fiquei olhando para a cara dele e disse: "Poxa, o livro é tão melhor..." Mas óbvio que depois de um filme  (triste, trágico) desses, eu nunca conseguirei fazer o bichinho chegar perto do livro. Pois é, "never judge a book by its movie"...

Para quem, ainda assim, se interessou pelo filme (ha ha) ou já leu o livro e não vai perder a oportunidade de ver o filme (apesar da minha chatice), fica aqui o trailer:

[P.S.: Taís, eu não coloquei a "quebra de página"! Não ficou enorme, não? Vocês, outros leitores, preferem quando tem que clicar para ver o texto todo ou quando o texto fica enorme na página principal do blog? Comentem! :D]

7 comentários:

  1. Anônimo3/10/2013

    Siim, mto bom sem quebra!!! Eu adorei! :D
    adoooro esse livro, e quero um dia ver o filme, pelo menos n verei c mta expectativa, pq mta gente ja me disse q n é mto bom msm :D
    Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, fiquei decepcionada com o filme. Mas acho que eu já deixei isso bem claro na "resenha", né? rs
      Ah, que bom que você gostou da falta de quebra! hahaha Espero que os outros leitores tb gostem. Eu acho estranho, fica longo demais na página principal.
      :**

      Excluir
  2. Oi Lu! Eu fui uma das que leu Um Dia é um dia, rs. Eu não reparei na falta de quebra da página, acho que esse post nem foi grande assim pra afetar o tamanho da página inicial. O que eu queria mesmo era saber fazer com que a continuação de uma postagem carregasse na mesma página inicial, sabe? Até hoje não aprendi como fazer, quem sabe *um dia* (ba-dum-tiss!).

    Ah, eu não gostei muito do filme não... E não foi nem por ter achado o sotaque da Anne insuportável, nem por não ter sido uma adaptação fiel, é que achei o filme ruim mesmo, prontofalei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/11/2013

      hehe, Adorei Carol! É, se carregasse na mesma página, n teria problema a quebra :D (eu sou a leitora-de-teste) hehehe
      Nossa, to quase desistindo de ver o filme, todo mundo odeia mto, kkkk
      Taís

      Excluir
    2. Oi, duas fofinhas! haha Carol, eu nem sabia que era possível fazer a continuação carregar na mesma página! kkk Eu sou uma blogueira desnaturada...
      Carol, rs, vc é uma comédia! :D
      Eu definitivamente não teria como achar o sotaque dela insuportável pq eu não sou tão insuportavelmente boa com o inglês como você! xD, mas acho que o "clima" do filme é totalmente diferente daquele do livro e, numa adaptação, acho que isso é o mais imperdoável. Sei lá, vc pode cortar cenas desnecessárias e até encher linguiça com outras que vc ache que acrescenta conteúdo, ou que combina com os personagens, mas a sensação que eu tinha vendo o filme o tempo inteiro era que Dexter era muito otário! E ele não era tão ruim no livro! kkk
      Beijos para as duas!

      Excluir
  3. Já tinha visto o poster do filme "meio por cima", mas não tinha reparado que era baseado em um livro. Fiquei com muita vontade de ler e assistir também (mesmo sempre preferindo os livros! rs)

    Ahh..e eu prefiro sem quebra! =]

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Obrigada por palpitar sobre a quebra! Eu não estou usando mais, mas vou precisar voltar a usar quando for fazer alguma resenha (vou tentar usar a quebra para esconder os spoilers).

      Esse livro é muito gostosinho, eu estou com saudade. Mas o filme realmente deixa a desejar... Meu namorado viu o filme comigo e não entendeu porque gostei tanto do livro. kkk

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir