sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Hotspots

Hotspot é um lugar onde a bagunça se acumula, aparentemente sem explicação. (Até onde sei, é um termo empregado em um método de organização chamado "FLY Lady".)Você vai lá, arruma, tira toda a bagunça do bendito lugar, limpa e ele fica "um brinco"! [Expressão de gente velha, eu sou assim mesmo...] Três dias depois, sem nenhuma explicação aparente, o lugar tá todo atravancado de novo! Indignada, você exclama:

- Só podem ter sido os duendeees!

A minha cadeira da "penteadeira" é um GRANDE hotspot! Eu arrumo, mas depois de um tempo a roupa que eu repeti está nela, a que eu provei e não guardei também, etc. É um saco. E é complicado de resolver porque eu não tenho um lugar para colocar roupas já-usadas,-porém-não-sujas (que são a maioria das roupas que acabam indo parar na bendita!).

O legal de destralhar e re-organizar é que acabamos fazendo muitas reflexões... Pelo que eu conheço de mim mesma, eu não posso ficar rearrumando para sempre esta cadeira, caso contrário vou me frustrar e desistir deste projeto.

Percebi que para a arrumação na cadeira funcionar, eu teria que separar um lugar específico para essas roupas. Como eu já comentei no post sobre a cadeira, eu já comecei a abrir um espaço no guarda-roupas, mas as roupas simplesmente se multiplicam! Ou talvez eu tenha esta impressão simplesmente porque a aparência é de que continua a ter muita roupa (não de um jeito bom! Roupas sem uso).

Então o que eu tenho que fazer antes de rearrumar a cadeira (de novo!) é:

  • destralhar muito o GR;
  • instalar ganchos para roupa no quarto, atrás da porta, por exemplo.

Eu já venho fazendo isso de tirar roupas para doar, mas o efeito é pouco perceptível já que o GR fica fechado. E exatamente por isso o meu foco não vinha sendo ele (o GR), mas sim coisas mais impactantes (a cadeira, o banco ao lado da cama, o chão cheio de livros...).

Eu posso estar viajando na batatinha, mas a impressão que tenho é que esses lugares que incomodam mais são chatos exatamente porque envolvem alguma solução mais complexa do que simplesmente tirar a bagunça da frente da gente. Quer dizer: por mais que eu tire TU-DO de cima da cadeira e do banco, as roupas sempre voltam para a cadeira e os livros sempre voltam para o banco porque há um hábito problemático em questão. (Não reorganizar o que acabei de usar!) Então, eu estou bolando formas de facilitar o que eu tenho que fazer com esses objetos.

O que fazer com os livros que eu li, se a estante está abarrotada? Vou voltar com eles para a estante, hora essa! Tenho certeza que posso me desfazer de pelo menos alguns livros nessa estante. Estou até pensando (com uma pontada de dor no coração, confesso) em me desfazer dos meus Harry Potters, porque eu quero relê-los em inglês e, então, para quê preciso deles em português? Só porque eles foram meus amigos na infância e adolescência? SÓ POR ISSO? Pensando bem, talvez eu fique com eles! O que vocês acham?


4 comentários:

  1. Pra mim, "hotspots" são lugares que ocorrem atividades paranormais acima do 'normal' (isso que dá ficar assistindo tantos programas sobre o assunto na Discovery, hehe). Agora vou usar esse argumento pra explicar a 'paranormalidade' das coisas sempre voltarem pra cadeira, por mais que eu arrume e organize o tempo todo! PS.: Quase morri um pouquinho por dentro quando você falou que queria doar os seus livros de HP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite em mim: EU ENTENDO O APEGO POR LIVROS. Mas acho que com toda esta reflexão em torno do minimalismo eu percebi que o meu amor por HP não está contido no objeto. Eles não são horcruxes, por mais que pareçam!

      Além disso, eu não queria me desfazer deles "e ponto". Eu queria fazer isto para comprar novos, em inglês e me aproximar ainda mais da "essência do que foi dito". Enfim...
      E pare de assistir ao Discovery, senão tu vai ficar com medo na hora de dormir!! rs

      Excluir
  2. Anônimo9/06/2013

    hehehehhe, se eu fosse você não doaria HP, são muito importantes... Mas Eu acho que vc podia doar pra alguma biblio, ou pra alguma ong tipo aquela que vende livros na federal, livros que você não queira mais, tenho certeza que tem uns que você não se importaria de não ter, ou algum que você tenha mais de um... Ou às vezes só de arrumar as outras tralhas pode abrir espacinho pros livros :) (Taís)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu não vou conseguir mesmo... :T Mas bem que eu queria! Significaria muito, pois eu pensaria: "caramba, se eu consegui me desfazer disso, eu vou conseguir me livrar de muita coisa de que não preciso!"

      Se eu for fazer isso, eu quero doar pra alguma biblioteca mesmo, acho. Mas acho que vou começar seguindo a sua dica de continuar destralhando. Depois eu chego neles e penso no assunto.

      Nossa, isso de se desfazer de HP deu repercussão, acho que mexi com um tabu! rs

      Excluir