quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"Roube Como Um Artista" de Austin Kleon

Taís me emprestou esse livro, depois de dizer muitas vezes que era incrível e que todo mundo deveria lê-lo. Para aumentar minha vontade, Ale Garattoni fez um post sobre ele, com este título peso-pesado,que me deu ainda mais vontade de pegá-lo logo para ler!

Realmente o achei incrível, li em poucas horas, o que é muito diferente do meu normal, mas o livro é bem pequenininho, eu deitei na cama em um domingo preguiçoso e o li à tarde, foi uma delícia! Foi sobre ele que falei no último post, dizendo que já "revolucionou a minha forma de blogar" hehehe. Enfim, acho que o livro fala por si só, então peguei o nome de alguns capítulos (que já são mini-dicas) e dei um pitaco. Eu sei que isso não é uma resenha padrão, por isso que chamo de resenha livre, tá? Já tenho outros dois posts com conteúdo "roubado" deste livro, então ainda vou falar mais dele por aqui. Espero que aproveitem as dicas do autor Austin Kleon e meus comentários abaixo! Beijos!
  1. "Não espere até saber quem você é para começar": Para mim, esta é a mais importante, porque tira a gente da inércia criativa. Como você pode ter uma identidade própria nas artes, na escrita (etc), se você não pratica? A identidade se forma no caminho.
  2. "Escreva o livro que você quer ler": Divirta-se! Se você não fizer isso enquanto escreve, pinta, fotografa é pouco provável que as outras pessoas sintam algo interessante pela sua "obra"!
  3. "Use suas mãos": Isso significa que você deve sair da frente do computador! Uma coisa muito pertinente que ele diz é que "o computador estimula o perfeccionista perturbado em nós". Realmente, tenho que admitir que a tecla "delete" é muito castradora. Deve ser por isso que tantos fotógrafos optam por câmera analógica: pela surpresa, pela diversão e pelo lúdico da dúvida...
  4. "Projetos paralelos e hobbies são importantes": Vá ver o mundo, aproveitar a vida! Tenha inspiração. As experiências sensoriais que você vive são importantes, então vá ver filmes, ouvir músicas, passear e depois venha fazer um comentário bem inspirado aqui no post! Hehehe Hobbies e diversão em geral são coisas importantes por tirar você do seu "ambiente comum" e te permitir aliviar a pressão do cotidiano.
  5. "A geografia não manda mais em nós": Inspire-se! Com a internet, podemos estar onde quisermos, temos muitas fontes de inspiração diferentes. Pesquise o que te interessa!
  6. "Seja chato (é a única maneira de terminar um trabalho)": Ele diz que manter uma rotina é importante para a criatividade. E é mesmo! Se a prática leva à perfeição, mantenha uma rotina que te permita praticar!

2 comentários:

  1. Oxe, eu achei que você nunca mais tinha postado pq eu não via nada na lista de blogs que sigo! o.O
    Adorei essas dicas, o que me deu vontade de ler esse livro, e acho todos os tópicos interessantes, mas gostei mesmo do 3 e do 4, que são coisas que tenho que fazer mais vezes: sair do computador e ter hobbies interessantes. Mas o que fazer quando o seu hobbie só se encontra na internet? (n.n)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa, Carol: como assim "o seu hobbie só se encontra na internet"?

      Uma outra coisa que está me desmotivando a postar no blog é não saber mexer com editores de imagem! Tudo bem, eu poderia, ao menos, ter colocado uma foto da capa aqui, mas aí eu ia ficar enrolando e não ia postar nunca...

      Bjos!

      Excluir